Palavra do Leitor Titulo Palavra do leitor
Informação: sua empresa está pronta?

Já parou para pensar como tudo dentro da organização gera informação? Desde as mais simples atividades...

Do Diário do Grande ABC
28/12/2014 | 11:55
Compartilhar notícia


Já parou para pensar como tudo dentro da organização gera informação? Desde as mais simples atividades até a decisão importante. Tudo precisa ser analisado, avaliado e direcionado para que os negócios andem dentro dos objetivos estabelecidos.

Pode parecer meio óbvio para alguns, mas muitas organizações ainda pecam em não investir na boa gestão da informação.

A gestão de informações nas organizações se tornou ainda mais importante com o surgimento dos smart devices (dispositivos inteligentes, na tradução livre). Só para se ter ideia, segundo a IDC (consultoria e conferências com as indústrias de tecnologia da informação e telecomunicações), em 2017 haverá aumento de 300% no tráfego wireless de dados no mundo. Para as empresas, isso significa que os consumidores terão acesso aos seus canais mais facilmente. Aquelas que fazem uso de ferramentas multicanais, por exemplo, já conseguem obter série de informações sobre comportamento e preferência dos seus públicos.

Agora imagine só: com tantas novidades sendo desenvolvidas no meio tecnológico, como wearable devices (dispositivos portáteis, na tradução livre) e internet das coisas, é bem provável que a quantidade de dados recebidos pelos seus canais cresça ainda mais. E algumas empresas já estão atentas a essas mudanças e investindo na avaliação das informações coletadas. Por essas e outras que acredito que organização competitiva tende a buscar vantagem também competitiva a partir do seu processo informacional.

Desde fontes primárias de informações, como as plataformas que avaliam o uso interno de energia, até as secundárias, que são as ferramentas que delimitam informações mais completas relacionadas às necessidades do consumidor, pressões competitivas, aspectos econômicos dos seus públicos, tendências culturais, processos de decisões dos clientes, entre outros. No fim das contas, tudo pode se tornar estratégia para o seu negócio.

A tecnologia tem nos dado a chance de oferecer inúmeros recursos de comunicação, tanto aos públicos internos quanto aos consumidores finais dos nossos produtos e serviços. Isso gera imensa oferta de dados que podem ser alinhados aos objetivos e estratégias corporativas. Não dá mais para fechar os olhos para essa realidade. Com o mercado cada vez mais consciente e em busca de estratégias viabilizadas por ferramentas analíticas, é importante delimitar o que pode ser feito no seu negócio para otimizar os processos informacionais. Com certeza será investimento para o futuro.

João Moretti é diretor de marketing da multinacional brasileira MC1.


Palavra do leitor

Boas-Festas
O Diário recebe e retribui votos de Boas-Festas a Octopus; Paulo Cesar Ferrari; BG Comunicação; Laryssa Mattos; Projeto Onçafari; Mario Haberfeld; Duda Lima; Dicas & Toques; AG André Ganzelevitch Escritório de Consultoria; Veiga Poyatos – Assessoria e Representação Comercial Ltda; Central de Reservas da Pousada Albuquerque – Pantanal; Walter Veiga; Grinape; MF Comunicação; Bruno Fernandes; Digital Assessoria Comunicação Integrada; Katia Siqueira; Júlio José de Melo; Antonio Melo; Souza Franco Comunicação; Adriana Franco; Guia SP; Rosangela Lyra; Edgard Gobbi.

Sem missão
Trabalhei na Avape (Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência) por dois anos e sofri assédio moral por parte de minha supervisora na época. Entrei com processo trabalhista, mas perdi, injustamente. Hoje não consigo mais trabalhar devido ao medo adquirido e à baixa autoestima profissional que passei a ter após ouvir calúnias, mentiras, ser perseguida e ofendida através de palavras e ações. A filantropia nem sempre cumpre sua missão, que é ajudar.
Kioko Sakata
São Bernardo

Jaques Wagner
Dilma, com a nomeação de Jaques Wagner para o Ministério da Defesa, colocou a raposa para tomar conta do galinheiro.
Humberto Schuwartz Soares
Vila Velha (ES)

Nada funciona!
Segundo reportagem neste Diário (Política, dia 23), o sistema de monitoramento de segurança do Palácio da Cerâmica, em São Caetano, está sem funcionar, de acordo com a administração, desde janeiro de 2013. A notícia não me surpreendeu, pois tudo nessa Prefeitura está há muito tempo sem funcionar, haja vista a Segurança pública para munícipes. Novamente a cidade está vendo invasão de bandidos e a administração fica só olhando números dentro de sala com ar-condicionado. A divisa do bairro Nova Gerty não tolera mais tanto descuido. Prefeito, tome atitudes e não espere passar os seus quatro anos e ser considerado o pior administrador da cidade. Por favor, exerça seu mandato.
João Gilberto Lúcio
São Caetano

Flauta doce
Foi emocionante estar com a Orquestra de Flauta Doce de Mauá, ao vivo no SBT, na véspera de Natal, no jornal Notícias da Manhã, levando para todo o Brasil mensagem de Natal por meio da música ao som desse instrumento maravilhoso que é a flauta doce. Mais de 30 crianças de três escolas da cidade (Leonardo da Vinci, Marilene de Oliveira Acetto e Therezinha Sartori), com sua pureza e talento musical, transmitiram-nos momentos inesquecíveis e que certamente ficarão guardados para sempre em nossas mentes de forma positiva. Parabéns a todos que acreditam e apoiam esse projeto musical de inclusão social.
João Aletto Filho
Mauá

Não ao certo
As escolhas dos secretários estaduais e dos ministros do governo federal demonstram de forma inequívoca que os nossos governantes estão preocupados em cumprir acordos de campanha, acertar ponteiros para as próximas eleições, pagar dívidas e promessas de campanha, só não estão preocupados em fazer o certo e nomear gente capacitada tecnicamente para ocupar cargos de tanta importância para o governo e a sociedade. Ao arrumar boquinha para os políticos derrotados pelo povo nas urnas, os governantes mostram total desprezo pelo povo, querem se ajeitar, se arrumar no poder e pelo poder se perpetuar, sem se importar com o que pensa a sociedade brasileira.
Rafael Moia Filho
Bauru (SP)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;