Memória Titulo Memória
E Caa-Opoaba ganha uma refinaria...

O terreno da futura refinaria não tinha cerca...

Ademir Medici
18/12/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


“O terreno da futura refinaria não tinha cerca. Era um mato só. Começamos a pisar num barro que se chama turfa. Atolava até para a gente entrar no terreno de Capuava.”

Cf. Francisco Gonçalves de Aguilar, português nascido em 1906, o primeiro empregado contratado para trabalhar na área onde seria erguida a Refinaria de Capuava.

Nesta data, há 60 anos, entrava em operação a primeira grande refinaria do Estado de São Paulo, a Refinaria de Petróleo União, no distrito de Mauá, em Santo André, logo depois elevado a município autônomo.

Antes da Recap, o conglomerado Matarazzo manteve uma refinaria própria, instalada na Vila Carioca, na Capital, próxima a São Caetano.

Mas naquele dia 18 de dezembro de 1954 os jornais abriam manchetes à inauguração da Refinaria União, e a empresa publicava anúncios de páginas inteiras com a informação de que iria produzir 20 mil barris por dia. Quando da idealização do livro sobre os 50 anos da empresa, tivemos acesso à coleção desses anúncios, luxuosamente organizados.

O livro se chama Refinaria de Capuava, 50 anos: a matrix do polo petroquímico do ABC. O título da publicação foi proposto por Heverly Jane, que muito nos auxiliou em todo o projeto, fotografando, produzindo o prefácio, entre outras tarefas.

Dez anos depois do lançamento do livro – hoje esgotado – folheamos as 268 páginas e vamos nos reencontrando com protagonistas de primeira ordem desta história:

- Carlos Eduardo Paes Barreto, o que propôs a criação da refinaria – e que nos concedeu longa e importante entrevista.

- Alberto Soares Sampaio, o capitalista que acreditou no plano de oferecer a São Paulo a sua primeira grande refinaria.

- Oscar Sala, Francisco Gonçalves de Aguilar, Ramiro Pires, Wanda Montanghi Pires, Fernando José Clark Xavier Soares, Hans Libert Westphalen, Bruno Velo, Fernando Guariso, do time de pioneiros, que deixaram seus depoimentos gravados.

- O sindicato.

- A encampação e o golpe.

- Mário de Freitas Esteves, Percy Louzada de Abreu, João Bosco Duarte Gonçalves, Maria Catarina Papaleo, José Aparecido Barbosa, João Baptista Skinner, Nelson Derani e tanta gente mais...

Ai está o Polo Petroquímico, entre Santo André e Mauá. O Grande ABC nunca mais foi o mesmo...

Julio Malaquias da Silva

Naturalidade – Carapeba (PE), 6-7-1961.

Mãe – Quitéria Malaquias da Conceição.

Cônjuge – Maria José da Silva.

Filhos – Ana Paula, Daniela, Amanda e Eduardo.

Ocupação – Pintor.

História de vida – “Moro em Diadema há aproximadamente 25 anos. Vim em busca de serviço. Aluguei casa para morar com a família no Jardim Portinari. Comecei os estudos na Emeb do bairro. Não sabia nada quando cheguei. Hoje já leio as placas com os nomes das cidades, leio números, faço contas. Eu adoro estudar aqui. Gosto dos professores. O lugar é muito bom.”

A Lyra

João Sergio Rimazza

A sede da Banda Lyra de Mauá mexe comigo.

Meu avô, Humberto Primo Leardini, foi um dos fundadores.

Coube ao Antenor Leardini (Pichinim) iniciar os ensinamentos musicais para vários garotos, o que significou o embrião da Banda Marcial da Banda Lyra, do maestro Binder, campeã em várias modalidades.

Orgulho-me também do fato de minha mãe, Carolina Leardini Rimazza, ser a madrinha da Lyra, mesmo falecida.

Diário há 30 anos

Terça-feira, 18 de dezembro de 1984 – ano 27, nº 5701

Manchete – Desapropriações comprometem projeto de trólebus

Política – PT expulsa quem for ao Colégio Eleitoral para votar, indiretamente, à escolha do presidente da Republica.

Movimento Sindical – Ford retoma greve após demissões; GMB faz acordo.

Especial – Sonia Nabarrete, na série Descubra o Grande ABC: na região se dança de tudo, do break ao forró.

Em 18 de dezembro de...

1914 – A guerra. Da manchete do Estadão: “Possibilidade de uma próxima batalha decisiva em França; apreensão de uma estação radiotelegráfica; batalha naval em águas da Holanda”.

Ao celebrar seu aniversário, Alfredo Flaquer Sobrinho, filho do senador Flaquer, oferece aos amigos um lauto jantar e uma mesa de finos doces à banda de música do 34º Batalhão do Tiro Confederado, sediado em Santo André.

1934 – De madrugada, cessam as chuvas que por quase quatro dias atingiram a linha entre Santos e São Paulo, o que inclui o Grande ABC. Transbordam os rios Tietê e Tamanduateí, depois de prolongada estiagem.

1944 – Aberto, em São Paulo, o Primeiro Congresso Brasileiro de Cooperativismo, comemorativo ao centenário de fundação da Cooperativa dos Pioneiros de Rochdale, na Inglaterra.

Hoje

Dia Internacional do Migrante.

Santos do dia

- Na foto, imagem de Nossa Senhora da Expectação do Ó. A devoção chega ao Brasil com os primeiros navegantes portugueses. Em São Paulo, deve-se ao bandeirante Manoel Preto e à sua mulher, Águeda Rodrigues, a construção de uma capela dedicada à virgem sob a denominação de Nossa Senhora da Esperança ou da Expectação. A autorização para a construção da capela foi dada pela Igreja em 29-9-1615.

Já a Freguesia do Ó foi erigida em 1796, alguns anos antes da criação da Freguesia de São Bernardo, esta datada de 1812.

Nas festas da capela se recitavam as antífonas iniciadas com o vocativo ‘Ó’, de vésperas, no breviário romano, na proximidade do Natal.

- Basiliano

- Flamano

- Rufo

Município Paulista

Aniversaria hoje: Sete Barras. Elevado a município em 1959, quando se separa de Registro. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;