Economia Titulo
China: inadimplência deve subir em 2015, diz banco
Por
05/12/2014 | 06:22
Compartilhar notícia


Os bancos chineses devem continuar enfrentando um aumento no nível de inadimplência em 2015, com maior probabilidade desta alta chegar ao seu pico no segundo semestre do ano, disse o banco estatal Orient nesta sexta-feira, em relatório.

Segundo o comunicado, o mercado imobiliário será a maior fonte de inadimplência no ano que vem, uma vez que as construtoras lutam contra a queda de preços e o crédito mais restrito. "Se os preços das casas caem em torno de 30%, eles irão exceder a capacidade dos bancos de suportar os prejuízos", afirmou o Orient.

Os empréstimos inadimplentes dos bancos da China cresceram 36% nos 12 meses encerrados em setembro, para 766,9 bilhões de yuans (US$ 123,7 bilhões). O volume tem avançado ao longo dos últimos 12 trimestres, como consequência da desaceleração da economia chinesa.

A economia da China, que há alguns crescia a ritmo de dois dígitos, avançou 7,3% no terceiro trimestre ante igual período do ano passado, desempenho mais lento em comparação com os 7,5% anotados no segundo trimestre e dos 7,7% em 2013. "O aumento da inadimplência no setor bancário vai continuar por quatro a seis trimestres e pode atingir seu maior nível no meio ou no final de 2015", disse o banco estatal. Fonte: Dow Jones Newswires.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;