Suplementos Titulo Vestibular
Abstenção na Fuvest tem queda

Ao todo, 14.457 candidatos faltaram à primeira fase do vestibular, aplicada neste fim de semana; índice é menor que o registrado em 2013

Das Agências
02/12/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


A primeira fase do vestibular da Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular), que seleciona alunos para 11.057 vagas dos 249 cursos da USP (Universidade de São Paulo) e para 120 vagas do curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, tinha 141.888 candidatos habilitados para a prova. Não compareceram 14.457, o que corresponde à abstenção de 10,2%, menor que o índice registrado em 2013. No vestibular do ano passado, estavam inscritos 172.027 candidatos e faltaram 19.867 (abstenção de 11,5%).

As provas foram realizadas em 119 endereços de 32 municípios do Estado de São Paulo. Segundo a Fuvest, nenhum incidente foi registrado e nenhuma das 90 questões, elaboradas de acordo com o conteúdo do núcleo comum do Ensino Médio, foi anulada.

Para ser chamado para a segunda fase, a pontuação do candidato deverá ser igual ou superior à nota de corte na carreira escolhida. Essa nota é calculada levando em conta o número de vagas e a média de notas dos candidatos que concorrem à mesma carreira. O número de vestibulandos que serão convocados varia entre dois e três por vaga. No dia 22, a Fuvest divulgará a lista dos aprovados e os locais onde serão realizadas as provas da segunda fase do processo seletivo.

Esta etapa é constituída de três provas analítico-expositivas. Será realizada entre os dias 4 e 6 de janeiro. No dia 4, os convocados farão prova de Português (dez questões) e a redação; no dia 5, o exame terá 16 questões sobre as disciplinas do núcleo comum obrigatório do Ensino Médio (História, Geografia, Matemática, Física, Química, Biologia, Inglês e questões interdisciplinares); e no dia 6, serão aplicadas aos candidatos 12 questões de duas ou três disciplinas, incluindo perguntas interdisciplinares, de acordo com a carreira escolhida.

Para os candidatos de Música (Ribeirão Preto), Artes Cênicas, Curso Superior do Audiovisual, Arquitetura e Design, o vestibular continuará com as provas de habilidades específicas entre os dias 7 e 9 de janeiro. No dia 31 de janeiro será divulgada a primeira chamada para a realização da matrícula dos alunos que forem aprovados nesta última etapa.

GABARITO

A prova e o gabarito da primeira fase do vestibular da Fuvest estão disponíveis para consulta dos candidatos no site da instituição (http://www.fuvest.br/) desde a noite de domingo.

As provas foram aplicadas neste fim de semana.

Mudança na redação não irá influenciar nota do vestibulando

O diretor executivo da Fuvest, Antonio Evaldo Comune, garantiu que as mudanças na forma de correção da redação aplicadas neste ano não vão influenciar a nota ou o desempenho dos candidatos. “A pontuação de cada um dos quesitos da redação ia de 1 a 4. Agora, é de 1 a 5. É uma medição consolidada, adotada em outras provas, como o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e outros vestibulares. É uma mudança no caminho da transparência, uma vez que o estudante terá acesso a esses quesitos.”

Para especialistas, porém, a prova foi difícil e espera-se que as notas de corte para os cursos da USP (Universidade de São Paulo) sofram queda. Elas devem ser divulgadas na segunda semana de dezembro, de acordo com informações da Fuvest.

Além da redação, a prova teve 90 questões do tipo teste de múltipla escolha, abordando as disciplinas do núcleo do Ensino Médio. Matemática foi a parte mais difícil, e Português cobrou conhecimentos de gramática dos candidatos. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;