Cultura & Lazer Titulo
Livro denuncia esterilizaçao em ciganos forçada por Igreja
Do Diário do Grande ABC
10/10/2000 | 17:27
Compartilhar notícia


A Igreja luterana, através da Missao para os Sem Teto, ajudou entre 1934 e 1977 na esterilizaçao de 128 ciganos residentes no reino, denuncia o livro Os ciganos e a sociedade norueguesa, que será lançado em breve e que teve alguns extratos publicados nesta terça-feira pelo jornal Adresseavisen.

A obra coletiva, que recolhe investigaçoes feitas desde 1996 sobre o assunto, mostra que 128 pessoas de origem cigana confiadas à Missao foram esterilizadas nesse período, com a concordância dos poderes públicos. Pelo menos 17 mulheres foram esterilizadas à força. No entanto, o Adresseavisen nao precisa o papel exato da Igreja luterana no episódio.

"É indiretamente responsável, nao se opondo ou se omitindo", escreveu Dag Stange. Segundo ele, "na sociedade da época, era tendência comum que o Estado e a Igreja considerassem estas populaçoes um problema", acrescentou.

Além disso, cerca de 1.500 meninos ciganos foram retirados de suas famílias pela Missao e levados a instituiçoes especiais e abrigos.

Em 1997 e 1998 a Igreja apresentou desculpas oficiais aos lapoes, também vítimas de discriminaçoes e aos ciganos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;