Cultura & Lazer Titulo
Estações de trem vazias são o tema de Rogério Callone no Brás
Do Diário do Grande ABC
11/09/2006 | 21:11
Compartilhar notícia


O Espaço Cultural CPTM, na Estação Brás, abriga a partir de terça-feira a mostra fotográfica Projeto Deslocamentos, de Rogério Canella, 33 anos. São imagens de estações da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) que de certa forma estão voltando ao lar.

Os trabalhos são ampliações em painéis horizontais de 1m x 2m, e foram mostrado pela primeira vez na 9ª Bienal de Havana, em Cuba, no ano passado. São cenas capturadas em estações ferroviárias da CPTM, algumas no Grande ABC, como as de Ribeirão Pires e São Caetano.

A figura humana é completamente ausente, por opção de Canella. As imagens foram capturadas sempre no período noturno, a partir das 19h, em pátios ou locais em que o tráfego das composições estava interrompido. O resultado é o contraste reforçado entre o claro e o escuro. Uma noite chuvosa também serviu de ambientação para um dos registros fotográficos desse projeto.

Para Canella, “uma luz constrói e revela lugares de passagem, geralmente esquecidos por aqueles que transitam ou habitam próximo a eles”.

Plataformas, linhas ferroviárias, máquinas, composições, pátios de manutenção, entre outras áreas, integram a seleção. As estações clicadas são Luz, Francisco Morato, Júlio Prestes, Itapevi, Osasco, Jurubatuba, São Caetano, Estudantes, Brás e Calmon Viana.

“A minha idéia, desde o início do projeto, era expor as fotos nos próprios locais fotografados, de forma a deslocar estas paisagens para uma outra realidade", diz o fotógrafo.

Projeto Deslocamentos – Exposição fotográfica de Rogério Canella. Diariamente, das 4h às 24h. No Espaço Cultural CPTM Estação Brás – pça. Agente Cícero, s/ nº, São Paulo. Tel.: 0800-055-0121. Informações SAU (Serviço de Atendimento ao Usuário). Entrada franca para usuários da CPTM e R$ 2,10 para visitantes externos (valor do ingresso à estação).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;