Palavra do Leitor Titulo Artigo
Semasa, 45 anos de pioneirismo

Dia 13 de novembro, o Semasa completou 45 anos de história, com muitos desafios e vitórias

Do Diário do Grande ABC
21/11/2014 | 08:29
Compartilhar notícia


Artigo

Dia 13 de novembro, o Semasa completou 45 anos de história, com muitos desafios e vitórias. Ambos são parte do caminho de conquistas que fizeram da autarquia referência, sempre enfrentando e vencendo os obstáculos. O trabalho qualificado da autarquia elevou Santo André a modelo nacional em saneamento integrado, de forma pioneira no Brasil. E nossa cidade se transformou em referência em relação aos serviços prestados, devido ao empenho de todos os trabalhadores e técnicos da organização. Afinal, cuidamos do bem mais precioso para universo estimado em 707 mil habitantes. Além de cuidar da saúde e, com índices positivos de abastecimento de água e de coleta e tratamento de esgoto, o Semasa tem papel estratégico para o município também em relação aos resíduos sólidos, gestão ambiental, drenagem Defesa Civil e bem-estar da população.

Ao longo desses 45 anos, o Semasa tem trabalhado diariamente com foco na política de qualidade da organização e na missão da autarquia, de universalizar os serviços de saneamento no município, para melhorar a qualidade ambiental da cidade e a vida da população, fortalecendo o modelo de gestão do saneamento ambiental.

Hoje, podemos comemorar muitas conquistas estratégicas para Santo André e que garantirão futuro mais seguro para toda a população. Prova disso são os projetos que já começam a sair do papel para se concretizarem, como a construção da estação de tratamento de água, por exemplo, e a segunda etapa do aterro sanitário, entre outros. Para marcar esse aniversário de 45 anos, entregamos para a cidade mais alguns benefícios, como o novo portal do Semasa, que foi totalmente reformulado, e as páginas da autarquia nas redes sociais Facebook, Flickr e YouTube. Tudo isso para ampliar os canais de diálogo com os usuários do Semasa, além de oferecer mais opções para a população se informar e conhecer as atividades da autarquia.

A somatória de conquistas que acumulamos ao longo da nossa trajetória nos permite reafirmar, a cada novo ano, nosso compromisso de universalizar os serviços de saneamento, nas áreas regulares onde operamos, tendo a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente como normas e alicerces do nosso dia a dia. Estamos trabalhando para que os próximos 45 anos sejam de mais realizações ainda para o Semasa, que fortalece e instrumentaliza a administração municipal, para que Santo André tenha agilidade e independência nessa prestação de serviços. Como diz a nossa campanha, que começa a ser veiculada agora, o Semasa está há 45 anos presente no dia a dia dos moradores de Santo André. E que venham mais 45 anos.

Sebastião Ney Vaz Júnior é superintendente do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental).

Palavra do leitor

Dilma e Petrobras
Presidente Dilma, fiquei com vergonha quando, lá na Austrália, a senhora falou do roubo da Petrobras e, ainda mentindo, disse que foi a senhora quem mandou investigar o roubo. Dinheiro esse que chega a R$ 200 bilhões. Para quê e por que tanto dinheiro nas mãos de gente que não merece uma quantia sequer desse valor? A Petrobras é dinheiro dos brasileiros, que suam a camisa por este País. O juiz Sergio Moro está cumprindo o dever dele e a senhora não está cumprindo o seu. Quanto às críticas do seu ministro da Justiça contra o juiz Moro, quando diz que ele está ‘pegando pesado’, não se pode ‘pegar leve’ com essa turma de corruptos e aloprados que tem no seu governo. Já estão fazendo até dossiê falso contra o juiz! Estaremos de olho. Se acontecer a ele algum ‘acidente’ ou se for transferido para longe não vamos deixar, as pessoas vão caminhar até Brasília e vai haver protesto. Se prepara!
Nilzete Oliveira
São Caetano

Horrorizada
Como não sou usuária frequente de trens, fiquei horrorizada ao constatar o descaso da Prefeitura de Santo André ao necessitar do trem e me deparar com o abandono dos arredores da Estação Utinga. Não existe terminal decente das linhas de ônibus, só há um corredor, com calçadas esburacadas e tomadas por comércio de rua, para o cidadão andreense acessar a estação. A comunidade ali formada nos últimos anos usa as ruas como estacionamento, como se fossem donos do espaço público. Além disso, o lixo acumulado na região é enorme. A quem a Prefeitura serve?
Vera Lucia de Campos
Santo André

Thomaz Bastos
O advogado, jurista e ex-ministro da Justiça Marcio Thomaz Bastos, morto aos 79 anos, merece as nossas homenagens. Foi lutador pelos direitos humanos, cidadania e por boas causas populares e progressistas. Descanse em paz.
Renato Khair
Capital

Aborrecido
Fico aborrecido com alguns leitores desta coluna, que são mal informados ou mal-intencionados e querem colar todas as mazelas da corrupção nas costas de um só partido, o que é tentativa de terceiro turno. Um deles é ainda mais caricato e diz que a democracia estaria em perigo com o PT no governo. O mais engraçado é que trabalhamos juntos na Odebrecht Petroquímica e ele sabe muito bem o que é ser conivente com desmazelos, e sempre esteve enganado com suas convicções político-partidárias. A prioridade do segundo governo Dilma é lutar pelo fim das doações privadas, que vêm de grandes empresas, como as empreiteiras. Esse tema, já discutido no Supremo Tribunal Federal, teve seis votos favoráveis ao fim das contribuições empresariais, mas só não foi sacramentado em razão de pedido de vistas do ministro Gilmar Mendes. Favorável às doações, ele diz não ter data para devolver o caso ao plenário.
Francisco José de Souza Ribeiro
São Caetano

Ministro – 1
As notícias dizem que Luiz Trabuco é o nome cotado para ‘acalmar o mercado’. Trabuco no Ministério da Fazenda substituindo Mantega? E o que é acalmar o mercado com um ‘trabuco’ depois de um ‘manteiga’? Será isso possível? Ou o ‘manteiga’ foi a preparação para o ‘trabuco’?
Pedro Luís de Campos Vergueiro
Capital

Ministro – 2
Na campanha, Dilma execrou os banqueiros de todas as formas. Disse até que tiravam a comida do prato dos pobres. Como, agora, vem sondar se um presidente de grande banco quer ser seu ministro da Fazenda? E a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), o que pensa disso?
Tania Tavares
Capital

Enrolado de vez
Se o PT se vangloria pelo País afora que não tem nada a esconder no caso da Petrobras, por que fez de tudo para evitar a quebra dos sigilos do tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, na CPI mista da Petrobras, aprovada por 12 votos a 11 no Congresso? A verdade mesmo é que o Petrolão, acompanhado de perto pela Justiça norte-americana, está tirando o sono da presidente Dilma Rousseff, que passou mais de dez horas reunida, dia 19, com seus conselheiros na residência oficial do Alvorada.
Edgard Gobbi
Campinas (SP)

Direção
Os eleitores que disseram ‘não’ ao governo do PT nestas eleições estão ansiosos para conhecer os integrantes da nova diretoria de governança corporativa e compliância que a presidente da Petrobras, Graça Foster, pretende criar na estatal. Estamos sentindo o cheiro de mais uma manobra para amarrar as investigações que a Polícia Federal está desenvolvendo sobre as ilicitudes que aconteceram e continuam acontecendo na Petrobras.
Leônidas Marques
Volta Redonda (RJ)  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;