Economia Titulo
Massa salarial está 0,56% maior
Carolina Rodriguez
Do Diário do Grande ABC
07/06/2003 | 19:54
Compartilhar notícia


A massa salarial da Grande São Paulo cresceu 0,56% no mês de abril em relação a março de 2003. A constatação foi feita pelo Núcleo de Recursos Humanos do Imes (Centro Universitário Municipal de São Caetano), que analisou 153 empresas da região metropolitana do Estado, incluindo o Grande ABC. O principal motivo para o aumento da massa salarial, segundo o levantamento, foram os reajustes de salários concedidos por 15,6% das empresas que formam o painel de coleta do Imes.

Das empresas que deram aumento aos funcionários em abril, 54,2% delas tinham como data-base o mês de novembro. Porém, depois de negociações com os sindicatos das categorias, ficou acordado que o repasse seria dado em abril deste ano. O índice de reajuste ficou entre 2% e 5%. As centrais sindicais, no entanto, pleiteiam aumento de 10%.

Algumas empresas metalúrgicas (8,4%), com data-base em dezembro seguiram a mesma tendência. Já 16,6% das empresas ligadas ao comércio varejista com data-base em dezembro concederam aumento médio de 1,51%, em virtude de complemento ao acordo coletivo. Outras 16,6%, compreendendo principalmente instituições de ensino superior, deram reajuste médio de 8,25%, em função da data-base em março deste ano. As empresas (4,2%) que tinham data-base em abril concederam aumento médio de 18%. As práticas dos aumentos escalonados têm sido praticada por algumas empresas, ou seja, elas concedem um valor fixo em reais, a partir de determinado valor salarial.

Outra conclusão da pesquisa realizada pelo Núcleo de Recursos Humanos do Imes refere-se aos salários dos Executivos. O levantamento mostra que 17,1% das empresas concederam aumento, representando crescimento de 0,76% na massa salarial em abril de 2003 em relação a março de 2003. Os levantamentos dos índices de reajustes salariais são realizados mensalmente e envolvem o estudo salarial em 153 empresas da pesquisa de cargos não executivos e 70 empresas da pesquisa de cargos executivos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;