Esportes Titulo
Meta do São Caetano
é acordar na Série B
Marco Borba
Do Diário do Grande ABC
02/07/2011 | 07:30
Compartilhar notícia


Acordar para a dura realidade em que está mergulhado na Série B do Brasileiro - entre os últimos, com nove pontos - e reencontrar a alegria das vitórias, de um passado recente em que até nos treinos coletivos ouviam-se fogos, disparados pelo ex-técnico Ademir Fonseca, para cada gol marcado.

Esse é o objetivo a ser perseguido pelo São Caetano a partir de hoje no confronto com o Sport, às 16h20, no Anacleto Campanella, pela nona rodada da Série B do Brasileiro. O Azulão tenta deixar de lado o baixo-astral por conta da goleada sofrida diante da Portuguesa (5 a 2) na terça-feira.

Guardião do sistema defensivo, o volante Augusto Recife admite que o time sentiu o golpe dado pela Lusa, mas garante que o efeito já passou. "A gente sente mais no dia. O que alivia é saber que o campeonato é longo e dá para recuperar."

Para Augusto Recife, o São Caetano não é o mesmo time vibrante que chegou às semifinais do Torneio do Interior, porque ainda não encontrou a regularidade na Série B. "Na época, aquela alegria com o Ademir (Fonseca) era porque o time vinha num bom momento. É o que estamos tentando resgatar. Quando atingirmos a regularidade, as coisas mudam. Ninguém está acomodado, satisfeito com essa situação", afirmou.

Na opinião do volante, a equipe não está atuando de forma excessivamente defensiva com dois zagueiros e três volantes. "Acho que o Márcio Goiano tenta a melhor formação. É que, infelizmente, ainda não conseguimos uma boa sequência de vitórias", resumiu.

Expulso contra a Lusa, Geovane não joga. Goiano não antecipou quem será o substituto. São duas as opções: ou começa com Thiago Martinelli como terceiro volante, dando mais liberdade para Souza e Augusto Recife chegarem à frente, ou coloca Luciano Mandi, Túlio ou Renatinho.

O Sport terá três desfalques: o volante Tobi, suspenso, e o meia Mailson e o volante Moacir, contundidos. Com problemas físicos, o meia Marcelinho Paraíba também está fora.

 

Minhoca admite incômodo por ser preterido até em treinos

 Com o meia Ailton fora de combate há três semanas - deve ficar mais uma tratando lesão no quadril - o também armador Walter Minhoca, 29 anos, que chegou ao São Caetano no começo do ano como uma das principais apostas do time para o Paulistão e a Série B do Brasileiro, não entende por que caiu no ostracismo e não vem sendo utilizado.

"É a pergunta que fica no ar. Também gostaria de saber. Gostaria de saber se fiz algo errado. É chato, fico incomodado, mas sigo meu trabalho para agarrar a oportunidade quando ela surgir", desabafou o jogador.

O jogador conta que há oito anos não vivia tal situação. "Qualquer um ficaria irritado por ficar fora até dos coletivos. Fiz apenas três partidas (Palmeiras, Bragantino e São Bernardo). Só contra o São Bernardo atuei como titular e em minha posição. Nas outras joguei de volante. Depois do jogo fui até elogiado. Então, não entendo por que não tive novas oportunidades."

Minhoca ainda não participou de nenhum confronto na Série B do Brasileiro. Até o recém-chegado Júnior Xuxa, também meio-campista, já disputou duas partidas, diante do Icasa, como titular, e reserva contra o Duque de Caxias.

O fato é que sem Ailton - não atua desde a quarta rodada -, o meio anda carente na organização das jogadas. Hoje o técnico Márcio Goiano deve optar novamente por três volantes. Contra a Portuguesa, o time também atuou dessa forma e foi goleado (5 a 2). Minhoca e Júnior Xuxa ficaram no banco e sequer entraram. Ontem Goiano não quis falar com a imprensa.

 

Ponte Preta derrota Goiás em casa e assume a liderança

A Ponte Preta assumiu a liderança da Série B do Brasileiro ao bater o Goiás por 2 a 1, ontem à noite, em Campinas. Com o resultado, a Macaca chegou aos 20 pontos, três a mais que a Portuguesa, que pega hoje o ASA em Alagoas, e o Americana, derrotado ontem pelo Bragantino.

Os gols do time campineiro foram marcados por Guilherme aos 12 minutos do primeiro tempo e Ferron, aos 20 do segundo. Amaral fez para os goianos aos 20 da etapa final.

O Americana, que segue na briga pela ponta, foi surpreendido pelo então decadente Bragantino por 2 a 0 em Bragança Paulista. Os gols dos donos da casa foram feitos por Luis, aos 29 minutos do segundo tempo, e Deyvid Sacconi, aos 46.

Apesar do resultado desfavorável, a equipe de Americana manteve a terceira colocação, com 17 pontos, contra nove do Bragantino, o primeiro da zona de descenso à Série C.

Boa Esporte, o antigo Ituiutaba, e o Salgueiro não saíram do 0 a 0 em Minas Gerais. Com o placar, os donos da casa chegaram aos 12 pontos, na nona posição, enquanto os pernambucanos somam nove, em 14º lugar.

O Icasa teve motivos para comemorar. Apesar de atuar longe de seus domínios, derrotou o Vila Nova por 2 a 1 em Goiânia. Marino, aos três do primeiro tempo, e Diego Padilha, aos 15, marcaram para os cearenses. Jorge Henrique descontou para os goianos aos 43. Agora, o Icasa tem nove pontos, na 16ª colocação, e o Vila Nova acumula 11, em décimo.

Cinco jogos encerram hoje a nona rodada. ASA x Portuguesa, Grêmio Barueri x Vitória, Paraná x Duque de Caxias, Náutico x Guarani e ABC-RN x Criciúma.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;