Setecidades Titulo
MP investiga lixão em Rio Grande da Serra
Rodrigo Cipriano
Do Diário do Grande ABC
17/11/2003 | 23:12
Compartilhar notícia


O Ministério Público de Ribeirão Pires instaurou inquérito para apurar a situação do lixão do Jardim Guiomar, em Rio Grande da Serra. Para a promotoria de justiça do Meio Ambiente, o lixão clandestino se formou pela “falha e deficiência da fiscalização por parte, principalmente, da Prefeitura de Rio Grande da Serra e do Estado”. Para agravar a situação, ambientalistas constataram que a água das nascentes próximas ao lixão foi contaminada pelo acúmulo de entulho.

Para tentar solucionar o problema, a promotora responsável pelo caso, Thelma Thais Cavarzere, vai pedir uma reunião com o prefeito de Rio Grande da Serra, Ramon Velasquez (PT). O encontro deve ocorrer no fim deste mês no Ministério Público de Ribeirão Pires. “Vou tentar uma saída política para o impasse, caso contrário, darei seqüência à ação civil pública”, afirmou a promotora.

Além da limpeza do local, o processo também prevê a retirada das pessoas que moram irregularmente nas áreas próximas ao lixão. Ainda não se sabe quantos moradores podem ser atingidos pela determinação. Para o ambientalista Virgílio Alcides Farias, presidente do MDV (Movimento de Defesa da Vida do Grande ABC), a ocupação desordenada é um dos fatores que contribuem para a contaminação das fontes de água do local.

Além da Prefeitura de Rio Grande, também devem prestar esclarecimentos ao Ministério Público o Dusm (Departamento de Uso do Solo Metropolitano), o DPRN (Departamento Estadual de Proteção aos Recursos Naturais), a Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) e a Polícia Ambiental.

A Secretaria do Estado do Meio Ambiente, responsável pelos órgãos citados no processo, disse, por meio de sua assessoria de imprensa, que irá apurar se era de seu conhecimento a existência do lixão clandestino do Jardim Guiomar. Caso contrário, equipes devem ser deslocadas ao local para fazer a análise da situação.

Limpeza – A Prefeitura de Rio Grande da Serra deve retirar nesta terça o entulho da área do Jardim Guiomar. O trabalho será suspenso apenas se o dia na cidade amanhecer chuvoso. A precaução se deve ao fato do lixão estar localizado em um ponto de difícil acesso. O material recolhido será acomodado em outro ponto do bairro, de onde será levado quarta por um caminhão que faz a coleta de lixo no local.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;