Política Titulo
ESPECIAL LULA: liderança forjada no Grande ABC
Diário do Grande ABC
27/10/2002 | 21:28
Compartilhar notícia


Lula começou a ser alfabetizado aos 10 anos e estudou até o quarto ano primário.

Ele ganhou seu primeiro presente aos 18 anos.

A primeira bandeira do PT foi costurada por Marisa, mulher de Lula.

O PT elegeu seu primeiro prefeito, Gilson Menezes, em Diadema, no ano de 1982. Sete anos depois, elegeu seu primeiro senador, Eduardo Suplicy, por São Paulo.

Frei Betto dormia no chão da sala da casa de Lula durante as greves metalúrgicas dos anos 78/80. Ele foi designado pelo então bispo de Santo André, Dom Cláudio Hummes, para ajudar na segurança do sindicalista.

Lula ficou preso no Dops por 31 dias em 1980 e saiu de lá por duas vezes: a primeira para visitar sua mãe, que estava com câncer, e a segunda para o velório e enterro dela.

Ao ser solto em maio de 1980, sua primeira atitude ao chegar em casa foi soltar os passarinhos da gaiola.

Em 1986, Lula foi o deputado federal mais votado do país naquela eleição, com 651.763 votos.

Em 1980, depois de assistir a uma reunião do PT, Francisco de Assis Rodrigues fez uma estrela de latão, soldou um alfinete de um lado e no outro pintou o nome do partido com um palito. Foi assim, no quintal de sua casa, que surgiu o brinde eleitoral mais conhecido do PT. Na reunião seguinte, o broche fez sucesso e então começaram os pedidos. Em 1982, já eram vendidos 30 mil por mês, e Francisco ganhou o apelido de Chico das Estrelinhas.

Durante uma partida de futebol no estádio do Morumbi, em 1979, Lula teve uma idéia: convocar uma assembléia sindical capaz de lotar um campo de futebol. Em 13 de maio, 80 mil metalúrgicos em greve ocuparam o Estádio da Vila Euclides, em São Bernardo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;