Política Titulo
S.Bernardo expõe políticas públicas em seminário
Havolene Valinhos
Do Diário do Grande ABC
27/05/2011 | 07:53
Compartilhar notícia


O secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico e Turismo de São Bernardo, Ronaldo Tadeu Ávila de Paula, apresentou ontem, durante Seminário Internacional de Políticas Públicas Integradas na Universidade Metodista, exemplos das ações utilizadas no município. Citou como exemplos de avanço da administração Orçamento Participativo, PPA (Plano Plurianual), Infovia - rede de fibra óptica para integrar os equipamentos públicos por meio de sistema informatizado - e o Rede Fácil, a central de atendimento ao cidadão.

O adjunto expôs os modelos de gestão e novas tecnologias. Explicou como as diferentes formas de administrar podem influir na qualidade e no resultado final do serviço.

Comparou o que a gestão da máquina pública ainda carrega a burocratização dos processos de um lado e do patrimonialismo, da relação de bens e recursos públicos administrados como privado. Mas destacou a evolução gradativa de São Bernardo e a melhoria da qualidade do trabalho público com a modernização administrativa implantada.

Para ele, a eficácia do atendimento no Rede Fácil, por conta da valorização do servidor, tem de ser ressaltada. No caso da Infovia frisou a inclusão digital; sobre PPA e OP, enfatizou a participação popular nas decisões do município.

O evento continua hoje e visa troca de experiências em práticas de aplicação e construção de políticas públicas entre países. A figura internacional deste ano é Margaret Griesse, diretora do Centro de Estudos Brasileiros da Universidade de Washington (EUA), que participará hoje via vídeoconferência.

O prefeito de Mauá, Oswaldo Dias (PT), fará parte da mesa Planejamento e Participação Cidadã, às 15h30.

Sobre as escolhas de São Bernardo e Mauá, a coordenadora da Cátedra Prefeito Celso Daniel de Gestão de Cidades, Sílvia Okabayashi, disse que foram convidadas porque "observa-se nessas cidades a prática do OP e isso requer a integração das políticas públicas".

 

Mesmo sem ações práticas, Consórcio é exemplo de integração

 

Na região, o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico e Turismo de São Bernardo, Ronaldo Tadeu Ávila de Paula, ressaltou que os órgãos públicos, de modo especial o Consórcio Intemunicipal do Grande ABC e a Agência de Desenvolvimento, têm atuado como ponto de encontro das políticas públicas intermunicipais. "Temos experiências de políticas dentro desses dois espaços e buscado criar essas políticas", disse, sem detalhar quais foram implantadas.

Ele destacou que o Consórcio avançou ao se tornar instituição pública. "Porque começou a captar recursos e gerenciar projetos. Isso abre a possibilidade no Consórcio que por anos não tivemos."

 

INTERNACIONAL

Ronaldo Tadeu relatou que a modernização administrativa que vem sendo executada em São Bernardo também tem caráter internacional. "Esse intercâmbio de experiências de gestão com outros países é interessante porque vemos o que é aplicado tanto fora como dentro do Brasil."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;