Internacional Titulo
Luxemburgo e Holanda também proíbem venda de Coca-Cola
Do Diário do Grande ABC
15/06/1999 | 13:57
Compartilhar notícia


Enquanto a causa das intoxicaçoes na Bélgica pelo consumo de bebidas da empresa americana Coca-Cola continua sendo um mistério, o Ministério da Saúde belga ordenou nesta terça-feira a retirada do mercado de todos os produtos da multinacional produtora de refrigerantes.

Pelo menos 101 casos de intoxicaçao que afetaram dezenas de crianças e adultos foram detectados na Bélgica desde 9 de junho passado, informou Martine Liicher, porta-voz do Ministério da Saúde belga.

Em Luxemburgo e Holanda, países aonde outros casos foram destacados pelo Ministério da Saúde, foi decretada esta terça-feira a retirada de todos os produtos da Coca-Cola e desaconselhou seu consumo à populaçao.

A decisao belga foi notificada esta terça-feira à Comissao Européia, que havia ativado na sexta-feira seu sistema de alerta rápido sobre os problemas de segurança alimentar, já que o problema afeta, direta ou indiretamente, vários países da Uniao Européia.

Uma parte dos produtos proibidos saíram de uma fábrica de Dunquerque (Norte da França).

Na Bélgica, os casos de intoxicaçao, que causa problemas digestivos e neurológicos, foram detectados em várias cidades do norte e do leste do país. A princípio, todos os produtos Coca-Cola, inclusive os sucos Minute Maid (no total mais de 15 milhoes de bebidas), começaram a ser retirados do comércio belga na noite desta segunda-feira, seguindo a ordem da Saúde Pública.

A medida afeta a totalidade dos produtos Coca-Cola, qualquer que seja sua embalagem (garrafas plásticas, de vidro ou latas): Coca-Cola, Coca-Cola Light, Cherry-Coke, Fanta, Sprite, Sprite Light, Nestea Splash, Nestea, Aquarius, Bon aqua, Kinley tonic, BL, Lift e Minute Maid.

Até o momento, a origem da contaminaçao continua sendo um mistério. "Ainda nao sabemos se deve-se à bebida em si ou à embalagem", explicou o porta-voz do Ministério belga da Saúde. "Continuamos esperando uma declaraçao da Coca-Cola", continuou.

A multinacional norte-americana deve conceder uma entrevista coletiva nesta terça, em Bruxelas, mas nao se sabe se a empresa divulgará a origem da intoxicaçao.

O Ministério belga da Saúde, por sua vez, colheu amostras que estao sendo examinadas em um laboratório toxicológico. Segundo um médico do ministério, a decisao de retirada total foi tomada por causa da multiplicaçao de casos, "o que nao é de se estranhar", da proporçao dos fatores de risco (latas e garrafas de plástico e vidro) e da extensa tipologia das bebidas.

"As primeiras hipóteses evocadas, ainda que sejam boatos, apontam para os compostos sulfúricos das garrafas e para as substâncias fungicidas das latas como prováveis causadores da intoxicaçao", continuou o Ministério belga.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;