Esportes Titulo Em Yokohama
Muricy esconde Santos
e reforça clima de final

Alvinegro não deve ter mudanças drásticas contra Barcelona
na decisão do Mundial de Clubes, que será realizado amanhã

Das Agências
17/12/2011 | 07:30
Compartilhar notícia


O momento que dez entre dez torcedores santistas esperam há pelo menos quatro décadas está cada vez mais próximo de ser concretizado. Amanhã, contra o Barcelona, no Japão, o Santos finalmente terá o gostinho de disputar a final do Mundial de Clubes, e a expectativa para todos no clube paulista é gigantesca.

Ontem, o técnico Muricy Ramalho fez treino leve com os jogadores sob frio de 6ºC. E, como de costume, o treinador optou pelo mistério e não deu pistas de que poderá fazer mudanças drásticas no time para a partida mais importante dos últimos quase 50 anos de história do clube.

O deslocamento de Durval para a zaga, o retorno de Léo, e saída de Bruno Rodrigo e Elano ainda são cogitados em Yokohama, no Japão, mas o treinamento da noite de ontem na cidade vizinha, Kawasaki, não deu indícios de que podem acontecer.

A atividade foi a última inteiramente aberta por Muricy no Japão. Na véspera da final, ele comandará o treino de reconhecimento do gramado em Yokohama e só permitirá imagens durante 15 minutos.

Os boatos de modificações são grandes no Santos. Durval, criticado pelo treinador na semifinal diante do Kashiwa Reysol, tem boas chances de voltar à posição de origem e atuar ao lado de Edu Dracena. "Quero jogar não importa a posição. Isso é definição do Muricy, mas o meu desejo é este", avisou o jogador.

Elano tem como concorrente direto o atacante Alan Kardec. Foi ele quem entrou no lugar do meia no segundo tempo do duelo diante do time japonês.

Pouco antes do treinamento de reconhecimento do gramado em Yokohama, Muricy concederá entrevista coletiva organizada pela Fifa. Certamente, o treinador será questionado sobre a escalação do time. "Ele não passou nada. Mas neste momento não importa. É bom saber que todos estão com a mesma vontade", destacou o capitão Edu Dracena.

 

CAMPEÃO DE TUDO

O lateral-esquerdo Léo é o jogador com mais títulos desde a era Pelé, com dois Paulistas, dois Brasileiros, uma Copa do Brasil e uma Copa Libertadores.

Agora, mesmo sem ter a certeza de que estará em campo contra o Barcelona, ele espera poder colocar no currículo o Mundial e, assim, dizer que é campeão de tudo. "Só falta o Mundial. Estamos aqui para tentar fazer história", afirmou o jogador.

Léo sofreu lesão no joelho esquerdo e perdeu a vaga no time para o zagueiro Durval, que vem atuando improvisado. Contra o Kashiwa Reysol, do Japão, na semifinal do Mundial, o lado esquerdo da defesa foi bastante criticado, e o retorno de Léo ao time passou a ser especulado. Ele ainda não sabe se vai jogar contra o Barça, mas garante estar recuperado. Agora, está na expectativa.

"Essa dúvida também tenho, mas estou bem preparado. Mesmo na reserva, quero estar em condição perfeita, para que ele (o técnico Muricy Ramalho) possa olhar para o banco e saber que pode contar comigo", disse.

 

 

 

 

Danilo confia em despedida de gala contra os catalães

 

O lateral-direito Danilo viverá momento especial em dobro amanhã: será o último jogo com a camisa do Santos antes de seguir para o Porto, de Portugal.

Não será partida qualquer, mas o chamado jogo dos sonhos: a final do Mundial de Clubes, contra o Barcelona. O polivalente sabe que não será tarefa fácil parar Messi, Xavi, Iniesta e companhia. Por isso, cobra atenção, sem precipitação, para frear os catalães. "A partir do momento em que você vai querer caçar os jogadores deles, é onde surgem os espaços. Então, o segredo é ficar concentrado para evitar surpresas", disse ele.

Danilo repetiu o discurso dos demais companheiros e não crê em favoritismo absoluto dos comandados de Pep Guardiola. "No futebol, isso é algo relativo. O Barcelona ganhou tudo nos últimos tempos, mas o Santos também. Por estar na Europa, ter alguns dos melhores jogadores do mundo, tem algum favoritismo, mas nós também temos toda a chance de sairmos com o título", endossou.

 

Zaga do Peixe ainda não sabe a melhor tática para marcar Messi

 

O assunto entre os defensores santistas desde que o time conquistou a Copa Libertadores da América, no dia 22 de junho, tem sido o mesmo: como parar o argentino Messi, principal jogador do Barcelona, adversário alvinegro na final do Mundial de Clubes? O confronto será realizado amanhã e, até agora, eles ainda não chegaram à conclusão plausível.

"Como vai ser enfrentar o Messi? Só posso responder a isso depois do jogo. Acho melhor nem pensar ainda, deixo para ver o que fazer na hora da partida. Geralmente, pensamos antes e chega no jogo ele faz outra coisa. Então, temos de estar focados", afirmou o zagueiro Durval.

Edu Dracena explica que até poderia perder o sono pensando em como marcar o astro camisa dez da equipe catalã. Mas prefere adotar outro tipo de estratégia em momento decisivo.

"Olha, procuro dormir muito bem para estar bem descansado na hora de marcar jogadores deste tipo. Mas estou tranquilo mesmo. Confio muito no meu time", completou o capitão.

 

Santistas se unem na região para final

 

A torcida do Santos promete grande festa para incentivar o time rumo ao Mundial de Clubes da Fifa, amanhã, contra o Barcelona. Os santistas já começaram a se organizar para reunir o maior número possível de torcedores e acompanhar o confronto pela TV.

Alvinegros do Grande ABC vão interditar parte da Avenida Robert Kennedy, em São Caetano, para torcer pelo Peixe de Neymar, Ganso e cia. Faixas, bandeiras e instrumentos de bateria de escola de samba vão ditar o ritmo da festa, que deve começar às 6h.

"Vamos reunir bastante gente. Muitos torcedores entraram em contato comigo durante a semana confirmando presença. Nossa torcida vai fazer a diferença na final. Integrantes da Torcida Jovem e da Sangue Jovem vão estar conosco", aposta Ulysses Pessolato, 35 anos, que faz parte da organizada Sangue Jovem.

Se por um lado o Santos terá o apoio dos torcedores do Grande ABC, nem todos moradores da região adotam o patriotismo e vão torcer pelo Peixe.

É o caso do jovem Athos, 12 anos, torcedor fanático do Barcelona, como ele próprio diz. O garoto revelou ansiedade pela partida. "Quero que o dia chegue logo. O Barcelona será campeão. Como o time está cansado, jogou contra o Real Madrid no domingo e na quinta pelo Mundial, vai sentir em campo. Por isso, vamos ganhar só de 3 a 1", afirmou o garoto, com certa ironia. "Os gols serão marcados por Alexis Sanchez, Iniesta e, claro, Messi. Gol dele não pode faltar", completou o pequeno torcedor.

Em casa, ele terá o apoio da mãe, Bianca Briones, 31 anos, que torce pelo Real Madrid, mas quer que o rival Barcelona seja campeão por simples motivo. "Não suporto Neymar", afirmou.

 

VILA BELMIRO

O Santos vai abrir seu estádio para quem quiser acompanhar a partida. Como o campo está interditado e o setor de arquibancadas atrás do gol dos fundos passa por obras, foram disponibilizados apenas 10 mil ingressos.

Os interessados terão entre 9h e 18h de hoje para trocar um quilo de alimento não perecível (menos sal e açúcar) pelo bilhete. (Thiago Bassan)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;