Cultura & Lazer Titulo
'Aos Treze' retrata fase de transição e rebeldia da adolescência
Patrícia Vilani
Do Diário do Grande ABC
16/10/2003 | 20:10
Compartilhar notícia


Terceiro filme mais visto no último Festival do Rio, com público de 1,5 mil pessoas, Aos Treze (Thirteen, EUA, 2003) estréia nesta sexta-feira apenas no circuito alternativo de São Paulo e com censura de 14 anos que impede que seja atingido justamente o público a que se refere o título. O maior blablablá em torno do drama de Catherine Hardwicke foi a participação como co-roteirista da antagonista Nikki Reed, 13 anos, que vive a popular e arrogante Evie Zamora. Diz-se que boa parte das situações retratadas pelas personagens foram vividas pela própria Nikki. Sabe-se lá até que ponto isso é verdade, mas o filme é bom.

É inevitável a comparação com Eu, Christiane F., 13 Anos, Drogada e Prostituída (1981), de Ulrich Edel, e até mesmo com Transpotting sem Limites (1996), de Danny Boyle, e Kids (1995), de Larry Clark, mas Aos Treze tem um jeito próprio de relatar a fase de transição e rebeldia que é a adolescência. Centra-se na amizade entre duas meninas, Tracy (Evan Rachel Wood) e Evie, quando a primeira, ainda infantil, se aproxima da segunda, malandra e descolada, para se tornar popular.

Entram aí as lições de drogas, sexo, mentiras, roubo e enfrentamento da dissimulada Evie para Tracy. O filme, no entanto, não faz de Evie uma vilã completa, mas uma vítima das circunstâncias: sua mãe, uma viciada em drogas, a largou com uma prima, Brooke (Deborah Kara Unger), que mal tem condições financeiras e psicológicas para cuidar dela própria, quanto mais de uma jovem que é um poço de problemas como Evie.

Já Tracy tem uma mãe presente, Melanie (Holly Hunter), que, apesar das dificuldades e da ausência paterna, tenta criá-la da melhor forma possível. E isso fará com que Evie – que procura desesperadamente por um lar – se aproxime ainda mais.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;