Esportes Titulo
Jogos Abertos emocionam e mudam rotina de São Caetano
Marta Teixeira
Do Diário do Grande ABC
07/10/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Trânsito intenso e gente andando apressada. Antes mesmo de chegar ao Estádio Anacleto Campanella, na terça-feira, já era possível notar a mudança na rotina que a 73ª edição dos Jogos Abertos do Interior vai provocar em São Caetano. Durante quase três horas, 1.220 pessoas participaram da cerimônia de abertura da competição com único objetivo: motivar a população a fazer parte do evento durante os próximos 11 dias.

'Filha de São Caetano', como faz questão de ressaltar, Marlene Ferri Furlan, 58 anos, participou da apresentação do grupo da terceira idade, que abriu o evento. "Ficou bonito? Você viu de cima?", perguntava preocupada com o impacto da coreografia.

Depois de 20 anos morando fora, ela confessa ter ficado emocionada pela oportunidade de fazer parte de um momento especial na rotina da cidade. "Isto (incluir a terceira idade) é maravilhoso e incentiva a nos doarmos cada vez mais por São Caetano", garante a ex-porta bandeira da fanfarra da Escola Bartolomeu Bueno da Silva.

A cerimônia, que contou com a presença do governador José Serra e do secretário Estadual de Esporte, Claury Alves da Silva, teve ainda apresentação dos alunos da Escola de Bailado, desfiles da Superbanda e das delegações dos 234 municípios que vão disputar os Jogos a partir de hoje.

O ex-nadador e atual vice-prefeito Walter Figueira acendeu a pira olímpica, ao lado da equipe de vôlei masculino que representou São Caetano nos Jogos de 1964, também realizados na cidade. Espalhados hoje pelo Estado, eles se comoveram a lembrança.

 "Todos morávamos e crescemos aqui", lembra Dionísio Nomelline Neto, que carregava no bolso a medalha conquistada pela terceira colocação do torneio. "Era um tempo mais romântico e a cidade ficava em festa para os Jogos", lembra, saudoso, com a experiência de quem participou de inúmeras edições do evento (1953-1966). "Mas hoje a situação é muito melhor", reconhece.

A campeã olímpica de vôlei Fofão fez o juramento do atleta e foi atração à parte aos ats de outras delegações.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;