Esportes Titulo
Tricolor é só cautela
contra a Portuguesa
Carlos Tadeu
Especial para o Diário
24/04/2011 | 07:30
Compartilhar notícia


O São Paulo entra em campo hoje - às 16h, na Arena Barueri - para enfrentar a Portuguesa, pelas quartas de final do Campeonato Paulista, como favorito, mas com cautela. O time do técnico Paulo César Carpegiani terminou a fase de classificação em primeiro lugar, enquanto a Lusa garantiu a oitava vaga nos minutos finais da última rodada.

Mesmo assim, a única vantagem do Tricolor seria a de decidir a vaga para as semifinais no Morumbi, mas a diretoria do clube decidiu poupar o gramado do estádio são-paulino após três shows da banda irlandesa U2.

Como consolo, o time terá de jogar novamente na Arena Barueri, onde não tem decepcionado. O estádio foi palco dos momentos mais empolgantes do São Paulo na temporada: Rogério Ceni fez o 100º gol em cima do Corinthians, Lucas fez fila e marcou um golaço sobre o Mirassol e a equipe mostrou raça para reverter o sufoco contra o Santa Cruz, pela Copa do Brasil. "Barueri é a nossa segunda casa, já há uma conscientização (do grupo) em relação a isso", declarou Carpegiani.

Para a partida contra a Portuguesa, depois de o Tricolor desperdiçar grandes chances de gol contra o Goiás, pela Copa do Brasil, a ordem é acertar a pontaria. "Algumas vezes não tivemos eficiência. Precisamos ter esta preocupação. Na última partida, poderíamos ter feito mais, pois tínhamos o jogo sob controle", completou o técnico.

O ataque deve ser formado novamente por Marlos e Dagoberto e a dúvida é a entrada de Ilsinho, que perdeu duas chances incríveis no Serra Dourada, frente a frente com Harlei. Sem o zagueiro Alex Silva, vetado com dores no joelho direito, a outra opção é o volante Rodrigo Souto.

PORTUGUESA - No último treinamento tático da semana, o técnico Jorginho não adiantou a escalação da Lusa e afirmou que só vai definir o time momentos antes da partida. O trabalho, que durou aproximadamente duas horas, foi forte, com cuidado especial para posicionamento e articulação das jogadas.

"Essas paradas para corrigir as possíveis deficiências da equipe servem para que os jogadores, na hora da partida, tenham na cabeça como sair das dificuldades normais do jogo", explicou o treinador.

O único desfalque será o suspenso lateral-esquerdo Marcelo Cordeiro. O volante Ademir Sopa deve ser improvisado no setor. Nas demais posições, o time deve ser o mesmo que venceu o São Bernardo por 1 a 0 e assegurou a vaga. Quem vencer estará na semifinal. Em caso de empate, a vaga será definida nos pênaltis.

 

Estrela, Lucas espera fugir da forte marcação

Um dos principais jogadores do São Paulo no momento, o meia Lucas, de volta à Arena Barueri, tenta apagar hoje, contra a Portuguesa, o episódio que resultou em sua primeira expulsão como profissional. Contra o Santa Cruz, no último jogo do Tricolor no estádio, o garoto levou a pior diante da marcação individual do desconhecido zagueiro Everton Sena. No fim, ainda levou o cartão vermelho injustamente.

Para a partida decisiva pelo Campeonato Paulista, o volante Ferdinando, da Portuguesa, é o escolhido para tentar marcar a revelação são-paulina.

"Vou ter de me acostumar a ser mais visado, o adversário vai chegar mais firme e fazer marcação individual. Para fugir disso, preciso me movimentar bastante e abrir espaço para meus companheiros", declarou Lucas.

Para atuar ao lado de Lucas no meio-de-campo, além de Ilsinho e Rodrigo Souto, Rivaldo corre por fora, já que Marlos, outro jogador da posição, vem atuando no ataque ao lado de Dagoberto, em substituição ao machucado Fernandinho.

Para não polemizar, Lucas evita escolher um companheiro. "Gosto de atuar ao lado de jogador inteligente, qualquer que seja sua característica. Pode ser velocista ou experiente. O Rivaldo, apesar de estar fora, tem uma qualidade que nem preciso dizer", declarou o garoto.

 

Marco Antônio quer explorar cansaço tricolor

De volta a uma fase decisiva de Campeonato Paulista após 13 anos - a última vez foi a semifinal de 1998 -, a Portuguesa espera surpreender, mas não foi bem na primeira fase do Campeonato Paulista e perdeu os quatro clássicos que disputou, inclusive para o São Paulo, quando levou 3 a 2 no Canindé.

No entanto, o meia Marco Antônio acredita que a Lusa tem um fator a seu favor. O time do técnico Jorginho teve a semana toda para treinar e estudar o adversário, enquanto o São Paulo viajou para Goiânia para atuar pela Copa do Brasil. "Tivemos a semana toda para trabalhar, nos preparar para o confronto. Agora é hora de colocar em prática tudo o que foi treinado", comentou o jogador.

Segundo o atleta, o time de Paulo César Carpegiani teve dificuldades para passar pelo Goiás. Esse desgaste pode favorecer a Portuguesa. "Temos de aproveitar o possível cansaço deles. Não é fácil viajar no meio de semana, jogar em um campo como o Serra Dourada e ter as dificuldades daquele jogo", avaliou.

Mesmo conquistando a vaga na última rodada após o tropeço do São Caetano, o meia credita a classificação ao trabalho realizado pela equipe e afirma que todos vão correr atrás de um resultado positivo para a Lusa. "Não gosto da palavra zebra. Esse termo não traduz o que é a nossa equipe. Estamos trabalhando forte e nos sentimos motivados, sabendo que é possível ir além", finalizou Marco Antônio.

O vencedor do confronto entre São Paulo e Portuguesa encara o Santos na semifinal.

 

Luís Fabiano é vetado no duelo com Goiás

Depois da vitória por 1 a 0 diante do Goiás, no jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil, os torcedores do São Paulo sonhavam em ter festa completa, quarta-feira, no Morumbi, na partida de volta. Além da confirmação da classificação, a expectativa era ver Luís Fabiano fazer a reestreia pelo Tricolor.

Mas não será desta vez. Como Paulo César Carpegiani já havia indicado, a comissão técnica entendeu que colocar o atacante em campo na próxima semana poderia representar um risco à sua recuperação. Aliás, ninguém preferiu arriscar quando o jogador voltará a vestir a camisa do clube.

Ontem, após trabalhar com o restante do elenco, o Fabuloso foi avaliado pelos médicos e relatou desconforto no local da lesão (joelho direito), além de insegurança para realizar alguns movimentos. Com isso, os médicos preferiram vetar sua volta contra o Goiás.

A decisão frustra os planos do marketing tricolor. A Passaporte FC, agência de turismo oficial do São Paulo, vende pacotes do jogo de quarta-feira contra o Goiás com o seguinte anúncio: "Passaporte Fabuloso".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;