Cultura & Lazer Titulo
Autor de 'A Rainha da Beleza de Leenane' está no Rio
Do Diário do Grande ABC
07/07/1999 | 15:03
Compartilhar notícia


O inglês Martin McDonagh, de 29 anos, o mais jovem dramaturgo a ter duas peças encenadas simultaneamente no circuito teatral profissional londrino, chegou nesta terça ao Brasil para a estréia de sua peça A Rainha da Beleza de Leenane", que ocorrerá na sexta-feira, na Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema, no Rio. Xuxa Lopes, que atua no espetáculo com Walderez de Barros, Chico Diaz e Marcelo Médici, sob direçao de Carla Camurati, comprou os direitos do texto, que ele afirma ter escrito em oito dias. Montado na Irlanda, chegou via Londres à Broadway, onde ganhou quatro Tonys.

McDonagh chegou ao Rio às 5 horas da manha e, depois de descansar o dia inteiro, concordou em sair do quarto para uma conversa com a reportagem no fim da tarde. No restaurante localizado no 37.º andar do Hotel Meridien, em Copacabana, extasiou-se com a vista das praias. "Daqui dá para ver o Cristo no alto da montanha?", perguntou. "Pode-se caminhar sem perigo?" Simpático, porém visivelmente incomodado com a idéia de ter compromissos, deixou claro estar disposto a aproveitar a cidade feito um turista comum. "Quero ir à praia, ver as mulheres e jogar futebol", disse, mostrando os pés já calçados com chuteiras.

Filho de irlandeses humildes - seu pai era operário da construçao civil e sua mae faxineira de colégios, ambos hoje aposentados -, McDonagh nao cursou universidade. Adolescente, pensava em desenhar para revistas em quadrinhos. "Se eu tenho talento para pintura, nao sei, porque nao tive a oportunidade para desenvolvê-lo", diz. Aos 20 anos, decidiu ser roteirista de cinema. Segundo ele, suas mais fortes influências vêm dos cineastas Martin Scorcese, Marco Ferreri e Tarantino. Tentou escrever roteiros, primeiro de longas-metragens, depois de curtas, mas nao conseguiu criar uma boa história.

"O problema é que conheço muito a linguagem do cinema, vi muitos filmes e isso me bloqueava". Daí ter resolvido escrever para teatro. "Era muito mais fácil para mim, porque meu nível de exigência nao era o mesmo". A Rainha da Beleza de Leenane foi a terceira peça de uma trilogia ambientada na pequena cidade de Leenane, no oeste da Irlanda. A primeira foi The Lonesome West, que enfoca a relaçao de dois irmaos, uma recriaçao da história de Caim e Abel. Depois veio A Skull in Connemara, sobre um marido que assassina a mulher, e A Rainha da Beleza de Leenane, que enfoca uma relaçao simbiótica de amor e ódio, entre mae e filha. McDonagh escreveu ainda outras cinco peças antes que estourasse o sucesso de A Rainha da Beleza.

Por que a escolha de Leenane? O lugarejo fica a 30 quilômetros da cidade onde nasceu seu pai, uma regiao que ele considera muito bonita, "quase como o Rio" e, além de gostar da "sonoridade" do nome, sentiu-se atraído pelo contraste entre a beleza local e aridez das relaçoes entre os personagens. Trata-se de uma regiao agrícola, cujos habitantes sao obrigados a optar entre a imigraçao para a Inglaterra ou os Estados Unidos ou a vida tacanha em Leenane. O problema é que, em outros países sofrem o preconceito de ser irlandeses e mesmo em Dublin, capital da Irlanda, sao vistos como "caipiras". Uma realidade que McDonagh viveu em sua casa, sendo filho de migrantes irlandeses. "Embora tenha nascido em Londres, sinto-me metade inglês, metade irlandês".

Um dos personagens da peça, o pretendente da filha, trabalha em Londres e, numa visita a Leenane, diz: "Quando estou em Londres, quero estar aqui, mas quando estou aqui nao quero estar nem aqui nem lá".

Por esse panorama social, traçado na peça, um crítico londrino viu na cruel personagem da mae Mag, uma metáfora da pátria, da mae Irlanda. "Nao concordo", diz McDonagh. "Nao pretendi criar metáforas ou personagens símbolos", afirma. Sua intençao foi unicamente retratar as "perigosas" relaçoes familiares e criar personagens fortes. "Nao pretendi traçar um panorama social e político do país e sim desenhar um mosaico familiar, nao exatamente realista, porém com pinceladas fortes".

Ao terminar A Rainha da Beleza sabia de sua qualidade? "Sim!", diz McDonagh com uma sonora gargalhada. Mas volta atrás. "Nao, eu sabia ter em maos personagens muito fortes, mas nao tinha a dimensao da universalidade da história". Segundo ele, a grande qualidade da peça é o tenso e constante equilíbrio entre tragédia e comédia.

A temporada de A Rainha da Beleza na Broadway terminou em fevereiro e em abril estreou The Lonesome West, mas nao repetiu o sucesso de bilheteria e já saiu de cartaz. "Foi um sucesso artístico, eu, o diretor e o elenco ficamos satisfeitos", diz McDonagh.

Embora nao tenha mais escrito peças após o sucesso, ele afirma nao temer um novo bloqueio. "Criei muito antes disso e tenho muitas idéias". Com mais tempo e segurança, ele quer agora escrever um roteiro. "Vai ser um pouco mais fácil".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;