Setecidades Titulo Esporte
Qualidade da água suspende natação em Santo André

Problemas com empresa terceirizada que faz a manutenção da piscina deixa alunos do Complexo Esportivo Pedro Dell’Antonia sem aulas

Vanessa de Oliveira
Do Diário do Grande ABC
07/11/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Andréa Iseki/DGABC


As aulas de natação no Complexo Esportivo Pedro Dell’Antonia, em Santo André, que atendem cerca de 900 pessoas a partir de 7 anos, estão suspensas desde segunda-feira. De acordo com a Prefeitura, a decisão foi tomada em virtude da má condição da água da piscina olímpica utilizada pelos alunos.

 

Os frequentadores, no entanto, relatam enfrentar transtornos há mais tempo. Em agosto, o sistema de aquecimento, que antes era movido a óleo diesel, foi substituído por gás natural pela empresa Comgás. Porém, após problema na caldeira, a água deixou de ser aquecida. “Quando a minha filha de 7 anos ia começar as aulas, fui avisada que não teria porque a água estava fria”, afirmou a comerciante Andréa Fattori, 35. Sem previsão de conserto e com a criança triste por não poder praticar o esporte, a mãe a matriculou em escola paga. “Ela chorou quando soube que as aulas foram suspensas e estava até sentindo dor no peito de tanta ansiedade, então não pude esperar.”

 

A dona de casa Priscila Felix da Silva, 32, mãe de um garoto de 7 anos, também passou pela situação. “Há aproximadamente 40 dias foi feita uma reunião para dizer que, com a chegada do calor, poderíamos levar nossos filhos para fazer natação e as crianças que não tivessem resistência ao frio não ficariam com falta (a vaga é perdida em caso de três ausências sem justificativa)”, contou a dona de casa que, na segunda-feira, foi surpreendida pela notícia de que as aulas foram suspensas sem previsão para o retorno. “Os professores falaram que não teria mais aula porque a Prefeitura não fez o pagamento à empresa terceirizada que faz a limpeza da piscina”, relatou.

 

Procurada para comentar o caso, a administração andreense informou que o sistema de aquecimento, por ter funcionado a diesel por muitos anos, não resistiu à troca, mesmo com todos os ajustes técnicos necessários. “A tubulação da caldeira não suportou o calor interno e foi rompendo. Em vez de aquecer, a água da piscina estava evaporando. Por esse motivo, houve necessidade de desligar o sistema de aquecimento da piscina olímpica e acionar a empresa de manutenção”, explicou o Executivo, em nota, ressaltando que a questão deve ser resolvida na próxima semana. “A administração negocia o concerto da caldeira, uma vez que a empresa não atende juridicamente por esse trabalho – o contrato é de prestação do serviço.”

 

Quanto à falta de pagamento, a municipalidade confirmou que existe atraso financeiro com a empresa que faz a manutenção das duas piscinas do complexo, mas que o problema deverá ser solucionado “nos próximos dias.” A quantia devida não foi informada.

 

A Secretaria de Esporte e Lazer destacou ainda que, após a resolução do caso, o retorno das aulas será imediato e que os alunos matriculados em 2014 terão a garantia da continuidade do serviço. A rematrícula para 2015 ocorrerá entre os dias 1º e 12 de dezembro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;