Sua Saúde Titulo Sua Saúde
Estenose uretral - Dr. Leo Kahn

Estreitamento da uretra causado por lesão ou doenças no trato urinário...

Dr. Leo Kahn
07/11/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


Estreitamento da uretra causado por lesão ou doenças no trato urinário, podendo causar diminuição e até mesmo a interrupção completa do fluxo da urina.

Quando ocorrem traumas, as lesões uretrais, ao cicatrizarem, podem levar há um depósito excessivo de tecido fibrótico, provocando diminuição do canal uretral. Os mais comuns são: fraturas de bacia, ‘queda a cavaleiro’ (que ocorre, por exemplo, quando a pessoa tem um acidente de bicicleta e traumatiza a região do períneo).

Procedimentos médicos como cistoscopia, cirurgias de próstata, passagem de sondas uretrais e até radioterapia também podem produzir estenoses, mesmo quando feitos de forma adequada.

Infecções como uretrites, causadas por doenças sexualmente transmissíveis, mesmo com tratamento adequado e cura, o processo cicatricial decorrente da inflamação pode causar a estenose.

Existe ainda a estenose uretral congênita, que acomete alguns recém-nascidos, e a estenose causada por tumor primário da próstata ou bexiga.

Sinais e sintomas:

- Fluxo reduzido de urina geralmente é o primeiro sintoma.

- Dificuldade miccional é bastante comum, porém, a interrupção completa do fluxo é rara.

- Jato espraiado ou duplo.

- Gotejamento de urina após a micção.

- Aumento da frequência miccional.

- Nictúria.

- Ardência no momento da micção.

- Incontinência urinária em alguns casos.

O diagnóstico é realizado por meio da história dos sintomas e do exame clínico. Alguns exames podem ser solicitados para avaliar o local e a extensão do estreitamento uretral, são eles:

- Urofluxometria– Avaliação da força do jato urinário, que é obtida quando o paciente urina num aparelho que mede o fluxo de urina (ml/s).

- Uretrocistografia– Exame no qual se faz chapas de raios X com a uretra preenchida de contraste. Pode-se determinar o local e a extensão do estreitamento.

- Cistoscopia – Examinar a região da estenose com um endoscópio especial pode ser indicado em alguns casos.

Saiba mais:

- A uretra é um órgão tubular por onde a urina flui para fora da bexiga.

- Nos homens, a uretra é mais longa e, na sua parte mais interna, logo na saída da bexiga, atravessa a próstata.

- Próximo da saída da bexiga encontra-se o esfíncter urinário, que controla a eliminação voluntária da urina.

- Qualquer parte da uretra pode ser afetada, sendo que a extensão do estreitamento pode variar de alguns milímetros ou até mesmo afetar a uretra em toda a sua extensão.

- Esse tipo de problema é mais comum e mais complexo em homens.

- Estenoses pequenas na uretra bulbar podem ser congênitas.

- Passagem de cálculos renais através da uretra podem ser dolorosas e ocasionar estenose uretral.

- Em bebês, a estenose uretral pode ser resultado de inflamação posterior à circuncisão. Pode ser notada caso se perceba que o fluxo de urina é desviado ou que a criança está fazendo força para produzir a urina.

- Durante os primeiros estágios da estenose uretral, a pessoa pode ter como sintomas dor ao urinar e a incapacidade de esvaziar completamente a bexiga.

- Não é incomum que a capacidade da bexiga aumente significativamente em decorrência da incapacidade de ser totalmente esvaziada.

- Procure um médico urologista.

Se você tem dúvidas sobre saúde, envie um e-mail para leo.kahn@uol.com.br ou visite o site www.vivaintegral.com.br 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;