Palavra do Leitor Titulo Artigo
Onde termina atendimento ao cliente?

Como está o pós-venda do seu negócio? Estudo mostra que 86% dos consumidores consideram o pós-venda importante na hora de adquirir um produto ou marca

Do Diário do Grande ABC
05/11/2014 | 08:08
Compartilhar notícia


Artigo

Como está o pós-venda do seu negócio? Estudo mostra que 86% dos consumidores consideram o pós-venda importante na hora de adquirir um produto ou marca. Entre os principais motivos para usufruir desse serviço estão reparos e manutenção (40%), instalação (36%) e troca (16%). Os canais mais usados para contatar o serviço são a assistência técnica (39%), lojas (34%) e o próprio fabricante (24%), de acordo com dados da GfK, empresa de estudos.

Empresários e vendedores sabem que o atendimento ao cliente é o principal recurso para concretizar a venda, mas, muitos deles, não entendem a importância de realizar pós-venda satisfatório. Para que o consumidor retorne à sua empresa e dê recomendações, invista em pós-venda eficiente. Para que os bons negócios sejam realizados, continue investindo em atendimento de qualidade e com profissionais preparados para representar a sua marca. Ofereça todo o suporte que o consumidor precisa. Veja o pós-venda como o início de outra negociação. Sabe aquela parábola ‘o bom filho à casa torna’? Então, podemos transformá-la em ‘o cliente bem atendido à empresa volta’.

Será que seus atendentes de pós-venda estão preparados para tirar dúvidas e serem educados e simpáticos mesmo em caso de consumidores insatisfeitos? A hora de fortalecer a relação cliente/empresa é o momento em que o usuário encontra alguma dificuldade em relação ao produto comprado: quando precisa trocar, receber informações sobre assistência técnica e, ainda, sobre como usar determinado item. Grandes empresas já contam com departamento de pós-venda, mas as pequenas também podem oferecer o serviço. Aposte em ligações esporádicas para saber o grau de satisfação do cliente com o produto. Em caso de reclamações já solucionadas, retome o contato para saber se as necessidades foram supridas. Que tal analisar o histórico do cliente e ver aquele que não efetuou aquisição em sua empresa há tempo e ligar para falar sobre as novidades do seu negócio?

Todo trabalho realizado em prol do cliente contribui com o crescimento do negócio. Compradores satisfeitos geram boas recomendações e isso pode resultar em mais vendas para sua empresa. A valorização do cliente deve estar acima de tudo. Por isso, treine ao máximo sua equipe de agentes para que realizem comunicação eficiente. Ninguém quer entrar em contato com central de relacionamento que não consegue dar respostas esclarecedoras e em que o agente não soluciona o problema. Encare o pós-venda como tão importante quanto o setor de vendas, seja ele pessoal ou por meio de outros canais de vendas. Certifique-se de que seus colaboradores também estão satisfeitos com o trabalho. E, se estiverem, a satisfação será recíproca.

Carlos Carlucci é gerente para o Brasil da Vocalcom Brasil.

Palavra do leitor

A ele, a lei
O leitor Flávio Fernandes entende que ‘talvez por retaliação’ o governo italiano recusou-se a devolver Pizzolato ao Brasil (Medição, dia 3). Ao contrário. Se fosse para ‘retaliar’ teriam devolvido de pronto logo que lá o encontraram com passaporte falso e dinheiro surrupiado do povo brasileiro. Assim o Brasil ficaria com os dois criminosos (além dos milhares que já possui) e ainda por cima tripudiariam sobre a atitude do então presidente brasileiro, do qual o criminoso era cumpanhero de partido. O que me parece, na verdade, é que a Itália, diferentemente do Brasil, leva a sério o conceito de cidadania, além de pautar-se pela aplicação da lei, coisa que por aqui raramente acontece.
Aimardi Perez de Oliveira
São Bernardo

Grande povo!
Como pode simples derrota de um partido desencadear tanta injustiça com região carente e pobre, porém rica na grandeza de seu povo? Temos vindos das regiões Norte e Nordeste nossos principais produtores, tanto na âmbito nacional quanto mundial, como cana-de-açúcar em Alagoas e Pernambuco; cacau na Bahia e Pará; castanha-de-caju no Ceará, Piauí e Pará; bauxita (usada na fabricação do alumínio) e manganês (utilizado na fabricação do aço) no Pará; ferro em Minas Gerais e Pará; acerola no Pará; soja na Bahia, Maranhão e Piauí, fora outros produtos da agricultura e da mineração. Isso tudo porque é um povo trabalhador. Então antes de falar de alguém, veja o milagre que realmente ele faz, apesar do solo de sua região não lhe ser favorável. Parabéns, nosso irmão nordestino, povo de raça e de brio, pois, afinal, vocês também são brasileiros com muito orgulho e muito amor, como todos nós.
Antônio Puga Filho
Santo André

Para casa
O crime não compensa? Para alguns, aqui no Brasil, compensa. E muito! Significa ‘lar, doce lar’ e não mais Papuda.
Luiz Nusbaum
Capital

Bagunça
Solicito melhor patrulhamento no bairro Campestre, mais precisamente entre as ruas Vitória Régia e das Figueiras, em Santo André. Falta muito para que estejamos tranquilos em nossas casas, com respeito também ao trânsito na Alameda Campestre devido ao restaurante e à quadra de futebol. Solicito à Prefeitura para que verifique e ao pessoal de trânsito para que compareça mais vezes e fique mais tempo, pois os problemas não são só durante o dia. Eles acontecem também à noite e aos fins de semana. A quadra funciona até meia-noite, e quando essas pessoas vão embora, buzinam, gritam e os veículos saem cantando pneus. E a Lei do Silêncio? Outros carros sobem na contramão a Rua João Ribeiro. Na última reclamação, a Polícia Militar disse que não há registro (BO ou TC)! Apenas solicito, como contribuinte, paz e tranquilidade na minha casa, sem ter que constantemente discutir com pessoas que estacionam veículos em frente às nossas garagens. Aguardo providências.
Cláudio Luiz da Silva
Santo André

Cinema
Tive o prazer de assistir à pré-estreia do impactante filme Apneia, de Maurício Eça, no cinema. Sem dúvida, é o melhor filme brasileiro deste ano. Direção, roteiro, fotografia, trilha sonora, montagem, atores, enfim, tudo de primeira qualidade, numa história bem contada e química rara de se ver. Bom ver o surgimento de mais um grande cineasta no cinema brasileiro.
Renato Khair
Capital

Militarismo, não!
O governador de São Paulo,Geraldo Alckmin, foi muito correto ao afirmar que quem lutou pela democracia não pode aceitar as argumentações de uns poucos internautas que foram às ruas no sábado em algumas cidades brasileiras (Política, ontem). E se julgando donos da verdade, propuseram o impeachment da presidente Dilma Rousseff, além do retorno dos militares ao poder. São pessoas que pelo visto não viveram os tempos onde manifestações desse tipo não eram permitidas. Que os brasileiros cobrem governo transparente e, sobretudo, com muita ação no campo social. E que os vários segmentos sociais, se necessário, façam manifestações contra aqueles que forem contrários a tais medidas.
Uriel Villas Boas
Santos (SP)  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;