Cultura & Lazer Titulo
Museu sobre desembarque na Normandia é inaugurado nos EUA
Do Diário do Grande ABC
06/06/2000 | 19:03
Compartilhar notícia


Milhares de ex-combatentes da Segunda Guerra Mundial, estrelas de cinema e ministros militares participaram nesta terça-feira, em Nova Orleans, da inauguraçao do Museu Nacional do Dia-D, sobre o desembarque aliado na Normandia, para recordar "o sacrifício dos soldados" americanos em 6 de junho de 1944.

A abertura do museu foi marcada por um desfile de veteranos a bordo de antigos jeeps e veículos militares. A passagem deles foi calorosamente aplaudida.

"É importante recordar ao povo dos EUA e ao mundo o sacrifício de nossos soldados aquele dia", disse antes da cerimônia o secretário americano de Defesa, William Cohen.

Além de Cohen, os ministros da Defesa da Turquia, Luxemburgo, Noruega, Portugal e República Tcheca também participaram da cerimônia, além dos entre 4mil e 10 mil ex-combatentes de 1939-1945 e suas famílias.

Do jantar de gala participaram Steven Spielberg e Tom Hanks, realizador e ator principal de 'O Resgate do Soldado Ryan', o filme americano de 98 que recriou o desembarque nas telas.

A abertura do museu coincide com o 56º aniversário da façanha. "Este museu é uma cançao de amor para a democracia", disse o fundador da instituiçao, o historiador e escritor Stephen Ambrose.

Instalado numa antiga fábrica de cerveja, o museu reúne objetos dos ex-combatentes, com o objetivo de dar uma visao mais íntima da maior invasao militar da História do mundo, que mobilizou 11 mil avioes, seis mil navios e dois milhoes de soldados de 15 países para a operaçao batizada de 'Overlord'.

Nova Orleans foi escolhida para abrigar este museu porque foi lá que o armador Andrew Jackson Higgins concebeu os veículos anfíbios de desembarque.

Higgins "foi o homem que nos permitiu ganhar a guerra" contra Hitler, disse o general Einsenhower em uma declaraçao reproduzida nesta terça-feira por Ambrose.

6 milhoes de veteranos americanos da Segunda Guerra Mundial ainda estao vivos. Em média, mil deles morrem a cada dia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;