Cíntia Bortotto Titulo Carreira
Seja voluntário
Cíntia Bortotto
27/10/2014 | 07:15
Compartilhar notícia


Já faz bastante tempo que não abordo este tema na coluna, mas esta é uma dica que dou há tempos. E aí, neste meio-tempo, você já se aventurou em um trabalho voluntário? É fato o que eu já disse e repito: trata-se de uma grande oportunidade de desenvolvimento, além de ajudar a transformar a realidade. E as empresas valorizam sim este tipo de experiência na hora da contratação.

Costumo dar este conselho especialmente para jovens profissionais, que ainda não têm experiência direta no campo em que querem trabalhar, ou alunos de faculdade. Exercer um trabalho voluntário pode desenvolver uma série de competências que farão toda a diferença no ambiente de trabalho por toda sua vida. Isso sem falar da experiência pessoal que você adquire. Vamos retomar? A seguir, enumero as vantagens de se envolver em um trabalho voluntário.

Você desenvolve a organização: quando estamos em situações que envolvem muitas pessoas e atividades, caso de grandes eventos ou trabalhos em ONGs (Organizações Não Governamentais), temos de ser organizados, ter clareza do que é importante e do que é urgente, o que pode ser feito apenas por mim e o que é delegável. Ter capacidade de estruturar atividades e cobrar com foco no resultado que tem de ser alcançado, em geral, demonstra certa organização.

Você melhora seu relacionamento interpessoal: facilidade em se relacionar com outras pessoas é uma das características mais importantes no mercado, e não poderia ser diferente em um evento como a Copa das Confederações. A prática da empatia, saber diferenciar o que é seu e o que é do outro são pontos importantes e que denotam aspectos que as pessoas têm de ter para demonstrar essa competência. Em geral, as pessoas com bom relacionamento interpessoal têm a capacidade de conseguir os resultados sendo muito agradáveis.

Melhora seu humor: característica que se sobressalta, principalmente quando se trabalha em grandes grupos ou em situações de muita pressão. Pessoas bem humoradas riem de si mesmas, fazem piadas inteligentes e sabem brincar de forma respeitosa e carinhosa, criando vínculo e aumentando a produtividade do grupo.

Você aprimora sua capacidade de resolver problemas: é aspecto valorizado no mercado e pode diferenciar o empregado, pois os líderes querem em suas equipes profissionais que resolvam as situações. Para isso, é importante ter leitura do cenário, entender o impacto de cada parte do problema no todo, estruturar de forma lógica as possíveis soluções e conversar com outras pessoas para encontrar/eleger a melhor solução para o problema apresentado.

Você passa a ter tranquilidade para lidar com situações sensíveis: pode ser grande diferencial para a pessoa no mercado. Isso porque encontramos ainda muitos profissionais imaturos que não conseguem fazer uma pausa para lidar com situações difíceis com tranquilidade. Para isso, é importante ter controle emocional, capacidade de análise, empatia e bom senso.

Seja voluntário! Siga confiante e boa sorte!
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;