Economia Titulo
Faturamento da Basf mundial cresceu 13% no ano passado
Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
11/03/2005 | 14:28
Compartilhar notícia


A Basf mundial registrou em 2004 crescimento de 13% no faturamento, que totalizou 37,5 bilhões de euros no ano passado. A empresa, que divulgou os resultados em conferência anual com a imprensa nesta semana em Ludwigshafen (Alemanha), teve ainda uma expansão de 64% no lucro antes dos juros e impostos, que somaram 4,9 bilhões de euros no ano.

Com sede sul-americana localizada em São Bernardo, a companhia alemã teve desempenho particularmente forte no segmento químico, área em que apresentou aumento de vendas de 22%. A Basf tem portfólio que abrange desde químicos, plásticos, produtos de performance, itens para agricultura e química fina até petróleo e gás natural. O grupo conta com aproximadamente 82 mil funcionários.

No ano passado, a companhia continuou a implementação de medidas de reestruturação para melhorar os custos. A meta é atingir economias mundiais de cerca de 750 milhões de euros até o final de 2006. Os ganhos também cresceram. Pela primeira vez em vários anos, a companhia obteve retorno (de 1,8 bilhão de euros) sobre o custo do capital. Nos meses de outubro a dezembro de 2004, a demanda por produtos Basf permaneceu forte. No total as vendas do quarto trimestre aumentaram 9,8 bilhões de euros. Por conta dos resultados, o valor das ações cresceu 23%. A Junta Diretiva irá propor à Reunião Anual que os dividendos sejam aumentados em 30 centavos de euro para 1,70 euros a ação.

O presidente da Junta Diretiva da Basf, Jurgen Hambrecht, vê um cenário positivo em 2005. Segundo ele, no geral, há motivos para confiança para os próximos meses. “Esperamos alcançar vendas superiores em 2005 e continuar o alto nível de EBIT (lucro antes dos juros e impostos) contabilizado em 2004. Portanto, esperamos novamente atingir um retorno financeiro sobre o custo do capital”, afirmou o executivo, em comunicado à imprensa.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;