Economia Titulo
Santo André mira mercado japonês
Soraia Abreu Pedrozo
Do Diário do Grande ABC
04/11/2010 | 07:33
Compartilhar notícia


Empresários dos setores de plástico e metalmecânico que já exportam ou pretendem ampliar sua gama de clientes no Exterior têm a oportunidade de saber como estabelecer negócios com o extremo oriente. O Japão, que tradicionalmente importa minério de ferro, alumínio, alimentos congelados e grãos em geral, também tem interesse em componentes - caso do plástico e do metalmecânico - para alimentar sua indústria automotiva que vem ganhando cada vez mais espaço mundo afora, inclusive no Brasil.


Pensando nisso, a Prefeitura de Santo André vai realizar, gratuitamente, na próxima quinta-feira, dia 11, mais uma edição do ciclo de palestras internacionais, desta vez com representantes de entidades japonesas. Já foram tema do evento países como China, Canadá, Áustria, Estados Unidos e Cabo Verde.


A programação conta com duas palestras voltadas à exposição de oportunidades de negócios com o Japão, sendo uma delas apresentada pelo diretor presidente da Jetro (Japan External Trade Organization), Yoshiriro Sawada, que discorrerá sobre as relações econômicas entre Brasil e Japão e, a outra, pelo diretor do Jbic (Japan Bank for International Cooperation), Masaki Nemoto, que vai expor as funções da entidade para fechar os negócios com os japoneses.


"Contaremos também com o apoio da Sociedade Cultural ABC, que representa a comunidade japonesa em Santo André e apoia a Prefeitura em Tratativas com Takasaki, cidade irmã de Santo André, desde 1981", conta o secretário de Desenvolvimento Econômico de Santo André, Edson Salvo Melo.


Segundo o secretário, essa também é uma oportunidade para saber o que os japoneses vendem ao Brasil, caso dos veículos leves e pesados, motocicletas, peças e acessórios em geral e equipamentos para área da saúde. "Visualizamos possibilidades de parcerias entre empresas japonesas que já exportam ao País e empresas do município que possam atender a parte desta demanda", afirma.


O principal objetivo é disseminar informações econômicas, sociais, culturais e principalmente propiciar um ambiente favorável às negociações. "Não podemos esquecer também que existe a possibilidade de geração de negócios entre os próprios participantes", diz Melo.


O evento será realizado das 9h às 11h30. Empreendedores interessados em participar devem entrar em contato com o Departamento de Relações Internacionais da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho pelo telefone 4468-4411. As inscrições se encerram na quarta-feira, dia 10.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;