Cultura & Lazer Titulo
Fundação das Artes
abre mostra de teatro
Sara Saar
Do Diário do Grande ABC
15/06/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


Síntese de processo criativo desenvolvido durante o semestre, a Mostra Fundação das Artes de Teatro 2011 apresentará, a partir de sábado, quatro exercícios de interpretação, encenados pelas Turmas do Curso Técnico em Arte Dramática.

Em comemoração ao centenário de nascimento de Tennessee Williams (1911-1983), a Turma 49 investiga a interpretação e a estética realistas no espetáculo A Última Flor, que foi concebido a partir do recorte das principais cenas de O Quarto Escuro e Um Bonde Chamado Desejo, ambos do dramaturgo norte-americano.

Com orientação de Ana Paula Demambro, a montagem narra a história de Blanche, que durante todo o tempo é rodeada pela morte, por meio da figura de uma menina. "A morte tenta seduzir Blanche, mas a personagem fica em dúvida", diz Ana Paula.

De forma bastante sutil, até despercebida às vezes, o espetáculo apresenta o desejo de Blanche pelo cunhado. "É um trabalho pautado pela identificação da plateia. Coloco no palco o ser humano, não ponho a fantasia do ser humano, a ilusão", conta a orientadora.

Com cenário simples, que representa a sala de uma casa, A Última Flor é o primeiro exercício do grupo, composto por Gustavo Vieira, Marcella Silveira, Patrícia Carvalho, Paula Braggion, Roanne Aragão e Sarah Galvano.

Já o espetáculo Bailei no Auto, que une duas obras da moderna dramaturgia brasileira, convida o espectador a fazer passeio por quase 500 anos de história. Em primeiro momento, a Turma 48 apresenta versão para Auto dos 99%, escrito pelo CPC (Centro Popular de Cultura), da UNE (União Nacional dos Estudantes) em 1962. Encenada como teatro de rua, no saguão, a peça propõe reflexão sobre a educação no Brasil, desde o descobrimento até os anos 1960.

Na sequência, em palco italiano, o grupo interpreta Bailei na Curva, autoria de Júlio Conte, que acompanha o crescimento de uma geração que tem a infância na década de 1960, vive a adolescência nos anos 1970 e chega à fase adulta em 1980. Engloba o período do golpe militar ao movimento das Diretas Já!.

Segundo o diretor Tin Urbintti, "é interessante a junção porque Auto dos 99% termina com o discurso de João Goulart e Bailei na Curva começa justamente com ele".

No elenco, estão André Félix, Ariel Correia, Diego Lima, Dimitrius Alves, Fernanda Brook, João Henrique Garcia, Noara Fox, Rodrigo Sampaio, Rosane Gabbana, Siterfania Borges e Thais Irentti.

Outros espetáculos, Maçã (Turma 47 sob orientação de Melissa Aguiar) e O Último Carro (Turma 46 sob orientação de Pedro Alcântara), terão sessões a partir do outro fim de semana. Toda a programação pode ser acessada na internet (www.fascs.com.br). 

Mostra Fundação das Artes de Teatro 2011 Teatro. A Última Flor. Sábado, às 19h e às 21h; domingo, às 19h e às 21h; e quarta-feira (dia 22), às 20h. Bailei no Auto. Sábado, às 20h15; domingo, às 20h15; e segunda-feira, às 20h. Na Fundação das Artes de São Caetano - Rua Visconde de Inhaúma, 730, São Caetano. Tel.: 4238-3030. Entrada franca.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;