Memória Titulo Memória
Elas são filhas da Sagrada Família

A 15ª Festa da Padroeira, ao longo desta semana, na Matriz Sagrada Família...

Ademir Medici
17/10/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


A 15ª Festa da Padroeira, ao longo desta semana, na Matriz Sagrada Família, em São Caetano, permite à Memória registrar os vários desdobramentos que conduziram à formação das atuais 11 paróquias da cidade, dentro da Diocese de Santo André.

A descrição pormenorizada de cada uma delas está no livro Semente do Grande ABC, editado ano passado pela então Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, hoje basílica, em dois séculos de história, com apresentação de dom Nelson Westrupp.

São duas paróquias São Caetano: a antiga, de 1924, e a atual, de 1953. Ambas nasceram no bairro Fundação. A primeira foi transferida para o Novo Centro, em 1937, recebendo mais tarde a denominação atual de Sagrada Família.

E foram surgindo as demais paróquias: Nossa Senhora da Candelária (1953), Nossa Senhora da Prosperidade (1954), Nossa Senhora das Graças, Nossa Senhora Aparecida, Sagrado Coração de Jesus (todas em 1955), São João Batista (1959), São Francisco de Assis (1960), São Bento (1966) e Santo Antônio (1974).

Caros paroquianos. Consultem o livro Semente do Grande ABC. O seu pároco tem um exemplar. Se gostar, compre um. E guarde para sempre a lembrança de uma região – o Grande ABC – nascida sob a luz da cristandade.

Como adquirir a obra? É só ligar para a Basílica Nossa Senhora da Boa Viagem: 4330-5227. O livro traz a história das 98 paróquias do Grande ABC e das suas quase 300 capelas espalhadas pelas sete cidades, do Taboão ao Alto da Serra, de Eldorado a Paranapiacaba. Junto vem um CD com as vozes do bicentenário e cânticos religiosos gravados ao vivo na igreja e nas ruas de São Bernardo.

SÃO CAETANO

15ª Festa da Padroeira. Programação de hoje:

11h – Barraca de lanche com pernil, calabresa e uma boa mortadela, tudo na Praça Cardeal Arcoverde.

19h30 – Missa, casamento comunitário e bênção dos casais.

Diário há 30 anos

Quarta-feira, 17 de outubro de 1974 – ano 27, nº 5649

Manchete – Câmara aprova regulamento para o Colégio Eleitoral que elegerá o presidente da República

Economia – Grande ABC não adota isenção de ISS a microempresas.

Em 17 de outubro de...

1914 – A guerra. Manchete do Estadão: os russos repelem os alemães que ameaçavam Varsóvia e Ivangorod; a neutralidade da Espanha.

1959 – Inaugurado o Ginásio Pedro Dell’Antonia, em Santo André, com a abertura dos Jogos Abertos do Interior, os primeiros disputados no Grande ABC.

1964 – O industriário e jogador de futebol Armir de Souza casa-se com a industriária Edenis Machado. Os dois andreenses. A celebração ocorre na Igreja do Bonfim, no Parque das Nações.

Meio século depois... o casal tem as filhas Angélica (casada com Marcos da Conceição), Andreia e o filho Cássio; e a primeira neta, Ana Carolina.

1969 – Brasil ganha uma nova Constituição em pleno regime militar.

1974 – Associação dos Funcionários Públicos de São Bernardo promove baile em benefício do Hospital Psiquiátrico Bezerra de Menezes. Entre os presentes, o radialista Moraes Sarmento.

Hoje

- Dia Nacional do Profissional de Propaganda

- Dia do Eletricista

- Dia da Indústria Aeronáutica Brasileira

- Dia Nacional de Vacinação

- Dia Internacional para a Eliminação da Pobreza

- Dia Internacional para a Democratização da Comunicação

Santos do dia

- Na estampa, Santo Inácio de Antioquia (Roma 35 – 107). Foi o segundo bispo de Antioquia, depois de Pedro – há uma versão de que teria sido o terceiro bispo de Antioquia. Deixou sete cartas, documentos importantes para a compreensão da história da Igreja Católica

- Notelmo

- Serafino
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;