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São Bernardo continua sem ciclovias
Renan Truffi
31/08/2009 | 07:15
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Apesar dos quase 800 mil habitantes e um bicicletário que registra, em média, 50 usuários por dia, São Bernardo ainda não possui uma única ciclovia ou ciclofaixa que atenda a população local. A EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), empresa que implantou o bicicletário no Terminal São Bernardo, aponta o crescimento no número de pessoas que utilizam a bicicleta como meio de transporte. "Nós registramos um aumento de 40% a 50% de usuários num período de 12 meses', disse Luiz Carlos de Alcântara, 52 anos, assessor técnico da empresa de transportes.

O morador do bairro Rudge Ramos, Fabrício Zuccherato, 24, é produtor musical e adepto do cicloativismo. Ele faz parte do movimento ‘Bicicletada', que luta pelo direito do uso da bicicleta, por meio de ações como manifestações de ciclistas que saem pintados e com placas e faixas para chamar atenção para a questão do trânsito. Porém, diz que a falta de infraestrutura na cidade é uma das principais dificuldades enfrentadas. "A bicicleta é o veículo que uso para locomoção, mas eu poderia usar muito mais do que uso hoje, se houvesse mais condições na cidade", explicou.

Segundo Zuccherato, o problema da infraestrutura poderia ser resolvido com a construção de ciclovias, pois traria mais segurança, principalmente, aos iniciantes do ciclismo. Outra questão importante para o ciclista e que contribuiria para o sucesso desse movimento seria a realização de campanhas para a conscientização. "O ideal seria que pudéssemos andar com os carros em harmonia, mas os motoristas buzinam e sinalizam para irmos para as calçadas. No entanto, a lei proíbe o uso de bicicleta em calçadas e nos dá o direito de usá-las nas ruas", afirmou.

O diretor técnico e vice-presidente da Federação Paulista de Ciclismo, Gilson Alvaristo, 52, acredita que a falta de consciência ocorre em razão de não existir uma cultura da bicicleta. "Lógico que é preciso a instalação de ciclovias. Mas o maior problema é a falta de hábito dos motoristas. Mesmo assim, eu acho que, com o tempo, as bicicletas começarão a aparecer mais e vão ganhar o respeito necessário", relatou.

Em 2007, a Prefeitura inaugurou o programa São Bernardo Moderna, que contempla um conjunto de 800 intervenções em diferentes áreas para reforma viária. A única intervenção que inclui uma ciclovia é a duplicação da Avenida Pery Ronchetti, localizada na região central da cidade. A obra pode ser concluída ainda em 2009.

A Secretaria de Transportes e Vias Públicas, disse, por meio de sua assessoria de imprensa, que "as últimas gestões de São Bernardo apresentaram políticas de transportes que não estavam sintonizadas com os conceitos modernos de mobilidade urbana sustentável".

No mesmo comunicado, a secretaria disse que esse setor do transporte será beneficiado com a implementação de um novo plano. "O Plano de Mobilidade Urbana que começou a ser desenvolvido na Secretaria de Transportes e Vias Públicas contemplará políticas específicas para o setor cicloviário para São Bernardo que possibilitará deslocamentos por bicicletas e integração com o transporte coletivo".




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