Memória Titulo Memória
Elas vinham de São Bernardo

As mariposas são consideradas borboletas noturnas...

Ademir Medici
10/10/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


“As mariposa quando chega o frio fica dando vorta em vorta da lâmpida pra si isquentá; elas roda, roda, roda e dispois se senta em cima do prato da lâmpida pra descansá.”

De um samba do Adoniran Barbosa.

“Depois de muitas buscas infrutíferas, fomos encontrar o foco em um capoeira na estrada da Vila de São Bernardo, junto ao apiário do Sr. Peters.”

Rodolpho von Ihering, assistente do Museu Paulista, em artigo publicado no jornal O Estado de S. Paulo, edição de 10-10-1914.

As mariposas são consideradas borboletas noturnas. E há um século, centenas, milhares de grupos tomavam conta de São Paulo, tornando imundas as ruas recém-iluminadas por eletricidade. Anos antes eram os gafanhotos. Antes, e/ou depois, as saúvas, formigas que atacavam a agricultura.

Em 1914, as mariposas. De onde vinham tantas? O que as atraía? A resposta foi dada por Rodolpho von Ihering. As mariposas eram provenientes de São Bernardo, atraídas justamente pela luminosidade nascente do sistema elétrico da Capital, vista numa distância de 17 quilômetros. E as mariposas brotavam dos bambuzais são-bernardenses. Um fenômeno ocorrido há um século, e registrado em outubro de 1914.

Até chegar à resposta, Ihering examinou capões, restingas e matas. Só em São Bernardo encontrou o que definiu como crisálidas de myelobia em exemplares de taquara no nascente município.

O cientista levou pedaços de taquara à redação do Estadão para comprovar a sua descoberta. O jornal expôs o material à visitação pública.

Por orientação do prefeito de São Paulo, Washington Luis, Ihering pôs-se a campo para eliminá-las. Ele criou um aparelho formado por uma folha esmaltada de branco, para melhor atrair as mariposas em voo; por baixo, um recipiente com petróleo, considerado o melhor e mais barato ingrediente para matar os insetos quase que instantaneamente.

Deu certo. E a invenção popularizou-se nos pontos rurais mais afastados dos arredores de São Paulo, espaços geográficos hoje elevados a municípios e que formam a região metropolitana.

Uma rua, um livro...

A partir de lembranças da infância e juventude, o andreense Jerônimo de Almeida Neto escreveu o livro O Barro da Rua Biguá, cujo lançamento será hoje, a partir das 19h, na Casa da Palavra, ao lado da Catedral do Carmo, em Santo André.

A Rua Biguá fica na Vila Progresso. Hoje é urbanizada. Mas o livro-romance fala dos tempos iniciais do loteamento e de outras ruas como a Biguá, ainda de chão batido e à espera do progresso que teria que chegar.

De uma rua, o torneiro-mecânico formado pelo Senai e que continuou os estudos graduando-se em administração e gestão pública, alcança o universo. A Rua Biguá foi finalmente asfaltada, mas outros acontecimentos marcam a vida de Jerônimo de Almeida Neto.

– Jê! Mataram o John Lennon!

– O que? – perguntei incrédulo.

– Mataram teu ídolo, cara – repetiu o Tarzan.

Histórias como esta estão no livro O barro da Rua Biguá. A literatura e a memória do Grande ABC ficam mais ricas hoje à noite.

São Caetano

Com terço luminoso e procissão, começa hoje, às 20h, a 15ª Festa da Padroeira, na Paróquia Sagrada Família. A festa prosseguirá até 19 de outubro, com programação religiosa diária e barracas de quitutes na Praça Cardeal Arcoverde, em frente à chamada Matriz Nova.

Diário há 30 anos

Quarta-feira, 10 de outubro de 1984 – ano 27, nº 5644

Manchete – Agesbec (São Bernardo) guarda produto oito anos e doa à Bayer. São 15 toneladas de Desmodur 44-M – um produto químico altamente perigoso

Política – Direção municipal do PT em Diadema expulsa o prefeito Gilson Menezes.

Santo André/São Bernardo – Iluminação elétrica começa a chegar ao Sítio dos Vianas.

Municípios Paulistas

Aniversariam hoje: Cerqueira César, Laranjal Paulista e Cosmorama.

Municípios Brasileiros

Aniversariam hoje: São Borja (RS), Arapongas (PR) e Campo Mourão (PR).

Em 10 de outubro de...

1914 – A guerra. Manchete do Estadão: a linha de combate desenvolve-se até o departamento do Norte; a ação da cavalaria dos aliados; colocação de minas pelos alemães à entrada do Báltico.

1969 – Morre o chefe da Seção de Administração da Câmara de São Bernardo, José Monteiro de Brito Netto.

Hoje

- Dia da Honestidade

- Dia do Empresário Brasileiro

- Dia da Luta da Mulher contra a Violência

- Dia Mundial do Lions Clube

- Dia Mundial da Saúde Mental

Santos do dia

- Na estampa, São Francisco Borja ou Bórgia (1510-1572). Exemplo da nobreza espanhola. Gentil e refinado, generoso e empreendedor. Sua obra resume o contraditório mundo quinhentista — luzes e sombras de onde emergem figuras de grandes santos, numa época de violentas contestações também no campo religioso.

- Daniel Comboni (bispo)

- Gereão

- Paulino de York
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;