Setecidades Titulo
Pedaladas invadem a noite do Grande ABC
Nayara Carvalho
31/08/2009 | 07:15
Compartilhar notícia


No Grande ABC existe desde 1997 o CAB (Clube Amigos da Bike), uma associação com aproximadamente 18 mil integrantes cadastrados que se reúnem para pedalar pelas ruas de São Bernardo. A faixa etária do grupo varia de 18 a 50 anos. Os participantes se encontram todas as quintas-feiras em frente ao Ginásio Poliesportivo e partem para duas horas de pedalada.

A ideia surgiu de um grupo de amigos que regularmente saía para pedalar. Com a ajuda da internet foi se espalhando. Hoje, o CAB tem uma equipe de guias formada por ciclistas experientes que acompanham todo o roteiro orientando os menos experientes sobre como se portar no trânsito. Eles estão preparados para qualquer tipo de incidente.

O presidente do clube, Sérgio Augusto, afirma que a situação do ciclista na região é muito "relaxada" porque, além da falta de ciclovias, a bicicleta não é reconhecida como transporte. "Eu encontro muita dificuldade nessa falta de respeito motoristas de carros e caminhões que não enxergam a bicicleta como meio de transporte."

Guia há dois anos e um dos responsáveis pelos grupos da região, Elieser Martins, 26, vê que o ciclismo está em fase de crescimento. "É um esporte que vem crescendo no número de adeptos e que aos pouquinhos vai conseguindo algumas conquistas como a aceitação nos metrôs, criação dos bicicletários. Mas ainda é pouco."

Outro grupo de pedalada noturna na região é o ABCD Bikers, que existe há 10 anos e se reúne em frente à Engenharia Mauá, em São Caetano. Eles saem todas as segundas, terças e quintas-feiras. Cada dia fazem um percurso diferente. O grupo ainda propõe viagens e trilhas aos fins de semana.

Quem procura o Bike Noturno são pessoas que querem, além de se exercitar, conhecer gente nova e fazer amizade. A segurança também é uma característica procurada por quem pratica o esporte.

O ciclista Orestes Gomes de Oliveira, 61, já foi assaltado enquanto pedalava sozinho, pela manhã, e conta que isso não acontece quando eles estão em grupo. "Nós praticamos o bike noturno por causa da segurança. Para você andar sozinho durante o dia é meio complicado. Eu mesmo já tive uma bike roubada há dois anos, em plena luz do dia, no Paço Municipal, em São Bernardo."

Serviço - Para mais informações sobre o CAB acesse: www.cab.com.br ou pelo telefone: 2915-7408 e sobre o ABCD Bikers acesse: www.abcdbikers.multiply.com




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;