Cultura & Lazer Titulo
Preservação da cultura popular brasileira
Sara Saar
Do Diário do Grande ABC
12/10/2011 | 07:23
Compartilhar notícia


Pernambucano radicado em São Bernardo desde 1989, o artista plástico Henrique Hammler volta a sua produção para as raízes. Elementos da cultura popular nordestina são representados na exposição "Hammler Brincante", que poderá ser conferida gratuitamente na Pinacoteca de São Bernardo, a partir de sábado, com visitação de terça-feira a sábado, das 9h às 17h (quinta, até 20h30).

"Faço o resgate da memória de infância e a preservação da cultura brasileira", explica o artista. "Todo mundo sabe quem é Pablo Picasso ou Salvador Dali, mas desconhece Cândido Portinari e Di Cavalcanti", lamenta.

Mergulhada em temáticas nacionais, que incluem manifestações folclóricas, sobretudo nordestinas, a mostra reúne produções figurativas que apresentam intensa vivacidade a partir de contrastes e combinações, explorados pelo artista no uso das cores. "O povo nordestino é muito sofrido, mas alegre", conta Hammler.

Integram a exposição 50 obras (60 cm X 60 cm), que foram produzidas nos últimos dez anos. Nos trabalhos, estão figuras como bonecos gigantes de Olinda e animais fantásticos da manifestação "Bumba Meu Boi".

Parte da exposição é dedicada às homenagens do pintor a personalidades de diferentes setores como o artista Ariano Suassuna, o arquiteto Oscar Niemeyer e a própria mulher, a advogada e filósofa Marisa Segato. "Faço casinhas e carrinhos de raspa-raspa, todos coloridos, e coloco os nomes dos homenageados", explica.

HISTÓRIA
Henrique Hammler estudou desenho arquitetônico, industrial, mecânico e artístico no Liceu de Artes de Recife. Em 1977, começou a produzir trabalhos em óleo sobre tela. Entre 1979 e 1981, fez pesquisas em cerâmica no município de Tracunhaém (PE).

Hoje, o artista desenvolve trabalhos socioculturais no bairro Rudge Ramos, onde mora. Possui obras nos acervos do Museu de Arte Popular, em Diadema, e da Pinacoteca de São Bernardo.


Hammler Brincante Exposição. Abertura no sábado. Na Pinacoteca de São Bernardo - Rua Kara, 105, São Bernardo. Tel.: 4125-2466. Visitação: terça-feira a sábado, das 9h às 17h (quinta, até 20h30). Entrada franca. Até 19 de novembro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;