Memória Titulo Memória
Assistência Social

O Coral VW é formado exclusivamente por funcionários VW e seus filhos...

Ademir Medici
03/10/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


“O Coral VW é formado exclusivamente por funcionários VW e seus filhos. É disposição dos encarregados do coral aumentar o número de participantes do grupo, principalmente no coro feminino”.

Família Volkswagen, ano I, nº 3, janeiro de 1963.

O que faz uma assistente social dentro de uma multinacional de automóveis? Este foi o tema de capa do número 3 da revista Família Volkswagen. A entrevistada é Maria Helena Feijão, visitadora social da empresa, da seção social, sob a chefia de Menotti Selvaggi.

Se o horário dos mensalistas era da 8h às 17h30, Maria Helena tinha uma jornada não fixa. Dependia do caso a ser atendido naquele dia – e eram vários os casos a cada expediente.

Internar funcionários ou seus dependentes num hospital, procurar um colaborador desaparecido, providenciar a papelada necessária em caso de óbito. Esses eram os casos corriqueiros. Porém...

Certa vez foi preciso entrar na favela do Vergueiro, em São Paulo, ao escurecer, a fim de atender a um caso de gravidade.
“Meus passos pareciam observados um a um por gente de toda espécie que de casa em casa iam assomando às janelas. Alguns olhares traziam curiosidade. Outros se me pareciam que seria naquele momento atacada ou assaltada. Senti medo. Foi uma das poucas vezes”.

Outro caso: certo dia a visitadora social é chamada a comparecer a um velório para providenciar o enterro do morto. Depara com uma família reunida em torno de uma mesa e passa a cumprimentar um a um. Qual a surpresa ao estender a mão para aquele que se encontra sentado à cabeceira da mesa e vê-lo a continuar estático, pálido e... morto.

Claro, são exceções que o repórter extraiu da entrevistada. No mais das vezes...
“O meu maior prazer é ver a alegria das crianças e adultos após lhes ter dado um pouco de conforto e carinho humano que é o que eles mais necessitam na maioria das vezes”.

Amanhã na 5ª Semana São Bernardo

O sonho da casa própria.

E uma nova revista VW

Memória em Mauá

Texto: Vanêssa Silva Oliveira

Assessoria de comunicação da Prefeitura de Mauá

Prefeitura de Mauá lança campanha comemorativa aos 60 anos do Município. População é convidada a participar mandando até 5 de novembro fotos antigas que serão selecionadas para exposição especial a ser realizada em dezembro.

Semanalmente serão postadas na página oficial da Prefeitura (no Facebook e no site www.maua.sp.gov.br) notas históricas e fotos antigas. Ideia é que os moradores participem com documentos e relatos sobre a formação da cidade, desde os tempos do distrito e do povoado do Pilar.

Material poderá ser enviado por e-mail, no Facebook, no site oficial da Prefeitura ou entregue no Museu de Mauá. Uma comissão vai selecionar 60 imagens para a exposição de dezembro, mês de aniversário da cidade.

A primeira postagem já está no site. Conta a história da antiga estação ferroviária. Foi em suas cercanias que a cidade se desenvolveu, ainda nos tempos do Município de São Bernardo.

No site, ainda, aparece o espaço da atual Praça 22 de Novembro, retratado por foto clássica da década de 1930, tempo do tanque da família Morelli.

Santos do dia

- Na estampa, Columba José Marmion. Bem-aventurado: 1858-1923. Fundou a Congregação Belga da Anunciação

- Bvs. Ambrósio Francisco Ferro e companheiros

- Bv. André de Soveral

- Geraldo de Brogne

- Maria Josefa

Hoje

- Dia do Cirurgião-Dentista Latino Americano

- Dia do Petróleo

- Dia da Unificação da Alemanha

Diário há 30 anos

Quarta-feira, 3 de outubro de 1984 – ano 27, nº 5638

Manchete – Câmara dos Deputados aprova nova lei para o reajuste salarial

Grande ABC – Usina de lixo de Santo André pode ser regional.

São Caetano – Banco do Brasil retém recursos do município.

Santo André – Prefeito Newton Brandão será consultado sobre criação de museu.

- Debates sim. E mais trabalho (comentário de Ademir Medici).

Literatura – Fausto Polesi, diretor de Redação e editor-chefe do Diário, autografa Na Toca da Onça, livro de crônicas, no Sesc do Carmo, em São Paulo.

Em 3 de outubro de...

1914 – A guerra. Manchete do Estadão: a grande batalha de Roye; o ataque à Antuérpia; um violento artigo do Times.

1954 – Eleições municipais em Mauá e Ribeirão Pires. Mauá elege o prefeito Enio Brancalion; em Ribeirão Pires vence o prefeito Artur Gonçalves de Souza Júnior; em São Bernardo, Lauro Gomes de Almeida é eleito deputado federal.

1959 – Diadema realiza as primeiras eleições municipais como município autônomo, elegendo Evandro Caiaffa Esquivel (prefeito), Eiziro Okasaki (vice-prefeito) e os primeiros vereadores.

- Voto de protesto em São Paulo: rinoceronte ‘Cacareco’ é ‘eleito’ vereador.

1969 – Diversas residências da Rua Justino Paixão, em Santo André, todas cinquentenárias, começam a ser demolidas para a passagem da Avenida Perimetral.

1974 – Silvio Caldas canta no Teatro Municipal de Santo André.

- São Bernardo registra mais 11 casos de meningite.

Municípios Paulistas

- Rubineia, elevado a município em 1964, quando se separa de Santa Fé do Sul.

- Magda, elevado a município em 1953, quando se separa de Nhandeara. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;