Esportes Titulo Tecnologia
Olimpíada ultra hi-tech
Do Diário do Grande ABC
11/10/2011 | 07:30
Compartilhar notícia


Os Jogos Olímpicos da tecnologia. Essa é uma das marcas que Londres pretende imprimir durante a competição de 2012. Afinal, será a primeira vez que a força da revolução da informação dos últimos anos poderá ser totalmente exercida numa Olimpíada. É esperado o uso intensivo das redes sociais, dos celulares inteligentes e dos tablets, num ambiente sem as restrições vistas nos Jogos de Pequim, em 2008.

Na preparação para esse cenário, foi inaugurado ontem o Centro de Operações de Tecnologia dos Jogos Olímpicos, que irá operar no bairro de Canary Wharf, uma área financeira de Londres. No local, 450 técnicos se revezarão 24 horas por dia durante a competição para controlar e monitorar toda a operação. Ao todo, 3.500 funcionários dedicados à tecnologia estarão espalhados pelos locais que receberão disputas no Reino Unido.

Eventuais problemas estão sendo identificados no atual estágio de testes. Nos próximos meses, haverá simulações dos dias mais concorridos dos Jogos. "Os resultados estão ocorrendo conforme o esperado, mas isso não significa que já estamos prontos", disse o diretor de Tecnologia da Olimpíada de Londres, Gerry Pennell.

A expectativa é a de que, até o próximo ano, 8,5 bilhões de aparelhos estejam conectados à internet, entre computadores pessoais, telefones inteligentes e tablets. Em 2008, na Olimpíada de Pequim, o Twitter ainda era novidade e as redes sociais não estavam tão enraizadas na rotina do público. Agora, fotos e vídeos devem invadir o Facebook e os atletas foram liberados para usar o Twitter e postar comentários em blogs, desde que sem fins comerciais.

A quantidade de dados processada deve representar aumento de 30% em relação a Pequim. O desafio é garantir 100% de acesso à web nos momentos de pico. O próprio Pennell admite que pode haver estrangulamentos em ocasiões de demanda muito grande.

Além da segurança, o Centro de Tecnologia será responsável por oferecer informação em tempo real sobre os resultados dos Jogos. A organização promete que comentaristas terão acesso à tecnologia touch-screen tão rápida que "poderão ver os resultados antes de ouvir o barulho da torcida". Haverá um novo sistema para a mídia e os jornalistas irão acessar as informações pela internet.

Para o público, a promessa é de surpresa no campo da mobilidade, com aplicativos para iPhone e Android com resultados em tempo real.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;