A Defesa Civil recomenda que os moradores fiquem atentos a sinais como rachaduras em paredes e estalos no solo
ouça este conteúdo
|
readme
|
As chuvas intensas do fim de semana elevaram o alerta para risco de deslizamentos em diversas cidades da Região Metropolitana de São Paulo, incluindo três do Grande ABC, como Santo André, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. O Departamento de Proteção e Defesa Civil de Santo André informou que, com base nos dados coletados no bairro Parque das Nações, o município registrou um acumulado de 132,6 milímetros de chuva entre sábado e domingo, enquanto a média total da cidade foi de 106 milímetros. Segundo previsão histórica, o mês de fevereiro costuma ter 235,2 milímetros de precipitação.
De acordo com o Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas e Desastres Naturais), Santo André teve uma média de 115,28 milímetros de chuva no período, com previsão de 297 milímetros para o restante do mês. A cidade está sob alerta de alto risco para deslizamentos.
Acumulado de chuvas preocupa municípios vizinhos
Os municípios de Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra também registraram volumes elevados de precipitação nos últimos cinco dias. Ribeirão Pires teve um acumulado de 247 milímetros, enquanto Rio Grande da Serra contabilizou 209 milímetros. O volume excessivo de chuva aumenta o risco de deslizamentos nessas áreas, que possuem terrenos inclinados e historicamente vulneráveis a desastres naturais. Veja a lista:
A Defesa Civil recomenda que os moradores fiquem atentos a sinais como rachaduras em paredes e estalos no solo. Em caso de emergência, os órgãos municipais devem ser acionados imediatamente.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.