Setecidades Titulo 1º vertical do Estado
Centro de Detenção Provisória de Mauá completa 20 anos

Estabelecimento penal possui área construída de aproximadamente 1.128 m², sendo 814 m² para celas e áreas administrativas

Da Redação
15/12/2024 | 18:36
Compartilhar notícia
Divulgação

ouça este conteúdo

O CDP (Centro de Detenção Provisória) de Mauá, completou 20 anos há dois meses. A unidade é a primeira do Estado com construção na vertical. O estabelecimento penal possui área construída de aproximadamente 1.128 m², sendo 814 m² para celas e áreas administrativas. Construída recentemente, a ala de progressão penitenciária ocupa 315 m², incluindo alojamento e cozinha industrial.

Nas duas décadas de funcionamento, passaram pelo CDP Mauá oito diretores. Atualmente, unidade é dirigida por Nilton Zabeu Veiga.

AMPLIAÇÃO

Iniciada de fevereiro de 2022, a obra de ampliação da unidade prisional deverá comportar área para presos em regime semiaberto e cozinha industrial. Quando estiver em plena capacidade de funcionamento, poderá comportar até 72 custodiados.

Respeitando suas particularidades arquitetônicas, o novo prédio deverá oferecer espaço habitacional, área específica para o banho de sol e convívio. O projeto também contempla sistema de rampas e banheiros de acessibilidade a portadores de mobilidade reduzida.

O sistema implantado de alimentação permite autogestão dos mantimentos oferecidos aos reclusos e funcionários das Unidades Prisionais de Mauá e Vila Independência. Com a conclusão das obras, o Centro de Detenção Provisória terá capacidade para produzir 8.250 refeições por dia (café, almoço e jantar) para aproximadamente 2.750 pessoas.

EDUCAÇÃO

O Centro de Detenção de Mauá abriu suas portas para a educação com reclusos que cumprem pena na unidade. Os projetos em andamento têm foco na profissionalização e incentivo à leitura dos custodiados envolvidos, além disso, possibilitam a remição de pena por estudo e leitura.

As atividades de leitura, que envolvem 20 reclusos por ação, são desenvolvidas pela ONG (Organização Não Governamental) Palavra de Paz. Para cada livro lido, o recluso poderá remir quatro dias da sua sentença. Já o curso profissionalizante Empreenda Rápido, oferecido pelo Sebrae, certifica o aluno concluinte da formação e possibilita a remição de pena por estudo.

A Unidade Prisional conta, ainda, com atuação da Secretaria Estadual da Educação para a oferta de EJA (Educação de Jovens e Adultos) aos reeducandos por meio da Escola Estadual “Professora Sada Umeizawa”. Sessenta e cinco custodiados do CDP estão cursando os Ensinos fundamental e médio.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;