Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Domingo, 28 de Abril de 2024

Titãs encara ópera

Banda lança DVD ao vivo com espetáculo que reúne 25 composições inéditas

Miriam Gimenes
22/10/2018 | 07:56
Compartilhar notícia
Silmara Ciuffa/Divulgação


A primeira ópera rock foi feita em 1969, pelo The Who. Em seu quarto álbum duplo de estúdio, Tommy, o quarteto britânico não só inaugurou o estilo como marcou a história do rock e dos musicais. E como se não bastasse isso, em 1975 esse enredo virou filme, com direito a elenco estrelado, entre os quais nomes como Elton John, Tina Turner, Eric Clapton, Oliver Reed e Jack Nicholson.

Dá para sentir, portanto, que este trabalho ecoa até hoje. Tanto que foi uma das principais inspirações para que o Titãs produzisse o DVD Doze Flores Amarelas – A Ópera Rock (Ao Vivo em São Paulo), que acaba de ser lançado (Universal Music, R$ 40). Depois de 36 anos de carreira, 14 discos de estúdio e mais de 7 milhões de álbuns vendidos, a banda achou que era o momento de entregar este trabalho para o público.

“É um projeto que já tínhamos vontade de fazer, diferente de tudo que já produzimos. Além da admiração que a gente tem pelo Tommy, do The Who, achávamos esse formato uma coisa desafiadora, um álbum que contasse uma história e que as músicas se relacionassem”, diz Branco Mello.

A montagem, que começou a ser pensada há três anos, foi concebida por Branco, Sergio Britto e Tony Bellotto, que também assinam a direção artística do espetáculo. A direção geral é de Hugo Possolo e Otávio Juliano. O texto é assinado também pelo escritor Marcelo Rubens Paiva.

A história que é contada no palco – ao som de 25 músicas inéditas, com projeções e encenação, que faz com que os músicos se transformem em atores – é a das três Marias, que resolvem contar com a tecnologia, um aplicativo de relacionamentos de nome Facilitador, para aproveitarem melhor uma festa. O artifício dá errado e elas acabam sendo violentadas por cinco garotos. Recorrem novamente ao mesmo aplicativo para tentar consertar a situação e este sugere a magia das 12 flores amarelas, que batiza o espetáculo.

Além dos três músicos, a ópera também conta com a participação do baterista Mario Fabre, o guitarrista Beto Lee e três vocalistas, Corina Sabbas, Cyntia Mendes e Yas Werneck, que fazem as três Marias.

Branco ressalta que o enredo retrata temas contemporâneos. “O nosso disco Nheengatu (2014) já falava sobre violência contra a mulher, pedofilia, racismo. Esse trabalho focou mais na violência contra a mulher, mas também fala sobre drogas, sobre o machismo. É uma história que passa por temas espinhosos e atuais.” Entre as canções que estão no DVD, algumas com pegada punk, de jazz, pop e soul, estão Weird Sisters, A Festa, Hoje, Canção da Vingança, Personal Hater, De Janeiro a Dezembro, Não Sei e Me Chamem de Veneno, Fim de Festa, Doze Flores Amarelas, Ele Morreu, Pacto de Sangue, É Você e Sei que Seremos, entre outras. “A sonoridade é coesa, há uma unidade titânica”, resume Sergio Britto.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.