Memória Titulo Memória
E este gerente chega aos 88 anos...

Quem chega hoje aos 88 anos é o andreense Job Sapuppo...

Ademir Medici
27/03/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


Quem chega hoje aos 88 anos é o andreense Job Sapuppo. Filho de imigrantes italianos, ele nasceu na cidade em 27 de março de 1927 e aqui fez uma carreira que o levou a várias atividades, sempre crescentes.
- Aos 6 anos, engraxate nas ruas da cidade.

- Aos 7 anos, o início do ofício de entregador de jornais, com destaque para A Gazeta.

- Mais tarde, o primeiro emprego fixo, com Candido Oneda, o famoso Despachante Candinho.

- Instruído, faz um teste e é admitido na Firestone.

E sempre em Santo André. Casa-se, em 21 de fevereiro de 1952, com Ester de Oliveira, sua companheira para toda a vida. E busca novos desafios.

- Em 1953, a agência Santo André do Banco Francês e Brasileiro ganha um novo funcionário, o contínuo Job Sapuppo. Galga posições. Em 1968, chega à gerência. E passa a figurar no noticiário social dos jornais.

O GERENTE

“Trabalhando diligentemente e atendendo a toda clientela do banco com distinção, foi granjeando junto aos seus superiores uma grande estima e consideração. Agora, a direção daquele estabelecimento de crédito vem nomeá-lo seu gerente em Santo André”.

Fonte: O Repórter, 1968.

- Completa seu período de trabalho registrado em carteira em 1976. Aposenta-se no banco depois de 23 anos. E inicia negócio próprio – repetimos, sempre em Santo André.

O ADMINISTRADOR

“Job Sapuppo passa a gozar os efeitos da aposentadoria, dedicando-se ao ramo da administração de imóveis. Certamente deixará saudades entre seus colaboradores”.

Cf. Rubens Cesar, coluna Sociedade: Folha do ABC, 5-12-1976.

- Uma nova etapa inicia-se na vida do sempre gerente Sapuppo. Datas? Mais de 20 anos no novo negócio, na praça que lhe é tão familiar, a da Santo André que ele viu se transformar e chegar aos dias presentes.

EPÍLOGO

“Se existisse outra vida, gostaria de ter o privilégio de ser seu filho novamente”.

Cf. Fábio Sapuppo, que com Mauricio Silva, do Tratamento de Imagens do Diário, nos ajuda a escrever a Memória de hoje.

Chiquinha Gonzaga

A Biblioteca Nair Lacerda realiza sempre na quarta sexta-feira de cada mês um encontro dedicado aos amantes das artes: literatura, teatro, cinema, música, dança, entre outras. Hoje, o encontro será consagrado à música de Chiquinha Gonzaga, com a participação especial do violinista Ícaro de Carvalho. Antropóloga Fabiana Stringini Severo discorrerá sobre a vida e obra da compositora.

Quando: hoje

Horário: a partir das 19h30

Local: Biblioteca Nair Lacerda – Espaço Reflexos

Endereço: Praça 4º Centenário, 1º andar, ao lado do Paço

Informações: 4433 0771

Diário há 30 anos

Quarta-feira, 27 de março de 1985 – ano 27, nº 5784

Manchete – Tancredo corre risco após ser submetido à terceira cirurgia

Presidente é transferido de Brasília para o Instituto do Coração, em São Paulo.

Lideranças garantem a normalidade.

Sarney: Nação não ficará órfã.

Efetivação do vice provoca divergências.

Editorial – Quem responde pela saúde de um presidente?

Diadema – Prefeitura anuncia convênio para implantar o Projeto Preá – Projeto Preá? Vejam lá o que se queria dar de comer às crianças da cidade.

Cinema – Oscars principais para o filme Amadeus.

Tragédia – Bombeiros resgatam outra das cinco crianças afogadas no Córrego do Moinho, em São Caetano.

Especial – Os carrosséis na era da tecnologia. Reportagem de Suely Fenerich.

Hoje

- Dia do Circo

- Dia Mundial do Teatro

- Dia do Ator Profissional

- Dia Nacional do Grafite

Santos do dia

- Bem-Aventurado Francisco Faà de Bruno (Italia 1825-1888). Fundou a ordem religiosa Irmãs Mínimas de Nossa Senhora do Sufrágio.

- Guilherme Tempier

- João do Egito

- Lázaro da Pérsia

- Lídia

- Roberto (ou Ruperto).

Municípios Paulistas

Aniversariam hoje: Bento de Abreu, Itirapuã,. Mairiporã e Presidente Epitácio.

Em 27 de março de...

1925 – Presidente Arthur Bernardes assina decreto que autoriza a Light a construir uma grande represa, a Billings dos dias atuais.

Documento – Em março de 1925, a Câmara de São Paulo discutia o contrato da Municipalidade com a Light. Estava extinto. Era preciso ser renovado, para o fornecimento de força e luz à cidade de São Paulo. Dizia o vereador Orlando de Almeida Prado: sem o contrato, a indústria paulistana e os municípios em geral viviam uma grande incerteza.

Fonte: anais da CMSP, 28-3-1925.

- Entre 1929 e 1935 foram construídos vários diques para evitar o vazamento das águas que subiam. Também foi levantado o leito da Estrada Velha de Santos.

- Em 1935 tem início a obra de retificação do Rio Jurubatuba, na altura de Pedreira, em Santo Amaro, surgindo dessa forma o canal de Pinheiros.

- De forma equivocada, muitas pessoas pensam ser a represa um único lago. Na realidade, a Light construiu dois reservatórios no Alto da Serra do Mar: Rio Grande e Rio das Pedras.

- Com a inundação do espaço onde hoje se localiza a represa, alguns locais praticamente desapareceram sob as águas, como Zanzalá, Corte das Caveiras, Inferno, Sepulturas e Rio das Pedras, além do chamado Cemitério dos Polacos.

1945 – A Light & Power inaugura nova agência em Santo André, à Rua General Glicério, cf. Octaviano Gaiarsa em seu livro clássico A Cidade que Dormiu Três Séculos’ (PMSA, 1968).

1950 – Começa a construção da nova igreja de Nosso Senhor do Bonfim, hoje sede da Paróquia do Parque das Nações, na Rua Oratório, em Santo André.

1955 – Criada a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, na Vila Barcelona, em São Caetano.

1975 – Noite de gala do futebol de São Caetano no Parque Antarctica: Saad 2 (gols de Benetti), Palmeiras 1 (gol de Ademir da Guia), com mais de 10 mil pagantes. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;