Setecidades Titulo
Preso outro seqüestrador do caso Protege
Artur Rodrigues
Do Diário do Grande ABC
13/05/2005 | 08:10
Compartilhar notícia


Foi preso na capital mais um integrante da quadrilha acusada de seqüestrar a família de um vigilante da empresa Protege, na madrugada desta quinta. Fabiano José da Silva, 24 anos, seria o dono do cativeiro no Parque São Rafael, na zona Leste de São Paulo, que abrigou por algumas horas quarta-feira a mulher e duas filhas do segurança E.S., 54 anos. Quarta-feira, tinham sido presos no Parque Novo Oratório, em Santo André, outros quatro acusados de envolvimento no crime. A polícia ainda procura um sexto integrante do bando, que teria fugido no momento da abordagem feita por investigadores do 5º DP de Santo André.

Os seqüestradores tinham como meta obrigar o segurança S. a facilitar assalto a um carro-forte da empresa onde trabalha. Eles pretendiam obter lucro de R$ 500 mil. Para persuadir o vigilante, os criminosos tiraram uma foto, em uma máquina instantânea, dos filhos e da mulher de S. sob a mira de um fuzil do tipo HK-47, de uso exclusivo das forças armadas.

A família foi seqüestrada por volta das 3h desta quarta no Itaim Paulista, na zona Leste da capital. “Eu me assustei porque já acordei com eles (os criminosos) apontando o fuzil para a minha cabeça”, conta C.S., 13 anos, filha do vigilante. Três homens encapuzados e fortemente armados dominaram o segurança e levaram a família para o cativeiro. O vigilante, liberado pelos seqüestradores, chegou por volta das 5h desta quarta na empresa de segurança Protege, na Lapa, na zona Oeste de São Paulo. Lá, informou que sua família fora feita refém.

A mulher do segurança, N.S., 33 anos, e as duas filhas do casal, de 13 e 14 anos, foram levadas para uma casa no Parque São Rafael, em São Paulo, divisa com Santo André. A empresa de segurança avisou a polícia. Dois dos seqüestradores, Silvio José da Silva, 32 anos, e Luciano Alexandre Perez, 39, foram abordados em um Ford Eco Sport irregular, em Santo André. “O que fez os policiais desconfiarem foi a conduta do motorista, que reduziu a velocidade quando viu a viatura”, explica a delegada do 5º DP, Vera Lúcia Pereira Araújo. No carro dos criminosos, estavam as filhas e a mulher do segurança.

Por volta de 18h desta quarta, foi presa Viviane Cordeiro de Araújo, 26. Ela teria tentado comprar a liberdade do namorado, Silvio, com R$ 4 mil, e foi detida no 5º DP por suborno. Fabiano, o dono do cativeiro, teria sido encontrado à 1h desta quinta.

O superintendente de segurança da Protege, Hirton Martin Rodrigues, diz que esse tipo de crime é comum. “Acontece não só com profissionais da Protege, como de outras empresas de transporte de valor”, afirma. Segundo ele, mesmo que o segurança tivesse cedido à chantagem, não conseguiria facilitar o assalto ao carro forte. “Eles queriam que ele usasse um celular para combinar o local da entrega do dinheiro. Mas o vigilante não conseguiria passar na revista para entrar no veículo”, afirma.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;