Trabalhador Titulo Questão de emprego
Conhecimentos técnico e comportamental
Isis Borge
Gerente de recrutamento da Robert Half
12/07/2016 | 07:25
Compartilhar notícia


1) Por que os recrutadores dizem que a competência comportamental se sobrepõe à técnica?

Porque é pela característica comportamental que os profissionais conseguem se sobressair perante os demais. As empresas geralmente contratam pela parte técnica e demitem, na maior parte dos casos, pelo perfil comportamental. A parte técnica mais pessoas dominam: pense no grande número de pessoas que se formam todos os anos e se especializam. Mas, para crescer profissionalmente, só o técnico não basta, existem características como a proatividade, a comunicação, o senso de urgência, foco em resultado, inteligência emocional e saber lidar com situações de estresse, dentre outras, que acabam ajudando os profissionais a se sobressaírem, permanecer nas empresas e crescerem.

2) Quais hábitos podem prejudicar a reputação de um profissional no trabalho?

Os hábitos mais comuns estão relacionados a não assumir os próprios erros, sempre procurar um culpado para eles, envolver-se com fofoca, ser negativo, reclamar demais, não trabalhar em equipe, contribuir para ambiente estressante e ser antiético ou desonesto. Ter atenção com a postura nas redes sociais também é importante. Por exemplo, postar foto alcoolizado ou ficar reclamando da vida e de pessoas, pode depreciar sua reputação.

3) Tenho interesse em pedir aumento ao meu chefe, mas sei que a empresa está passando por um momento difícil. O que devo fazer?

As empresas estão muito mais rigorosas e criteriosas na hora de conceder aumento salarial ou promoção. Em momentos desafiadores é quando elas mapeiam os colaboradores capazes de manter o ritmo de trabalho e entrega, mesmo diante da pressão. Se a empresa passa por momento difícil, essa não é a hora de pedir aumento. O que você pode fazer é demonstrar ainda mais empenho para se manter valorizado e ter mais chance de estar entre os primeiros a serem reconhecidos financeiramente assim que a situação melhorar. Se mesmo assim você achar que precisa do aumento, senão irá buscar outras oportunidades, o ideal é mencionar o fato em uma avaliação de desempenho, mas de forma leve, mostrando resultados que foram acima da média dos demais da equipe e perguntando sobre planos para os próximos passos de sua carreira, sem colocar pressão demasiada no seu gestor direto e muito menos pedir aumento sem um bom embasamento de entregas que possam justificar o mesmo.

4) Como identificar as competências que ainda faltam para evoluir na carreira?

Muitas vezes, só percebemos que não temos determinado conhecimento quando eles são exigidos em algum momento da vida profissional, por isso, antes de tudo, identifique quais são as competências essenciais e exigidas na sua área de atuação e compare com as que você tem. Colocar no papel esses pontos pode auxiliá-lo. Lembre-se que os feedbacks recebidos, tanto em entrevistas quanto de antigos gestores, devem ser considerados. Observe também outras pessoas que obtiveram sucesso durante a carreira, elas podem servir como ótimos exemplos. No geral, a dica é buscar o autoconhecimento com o objetivo de evoluir sempre e estar aberto a saber de pontos a serem desenvolvidos. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;