Cultura & Lazer Titulo
Marcello Grassmann faz palestra em Santo André
Ângela Corrêa
Do Diário do Grande ABC
27/10/2007 | 07:05
Compartilhar notícia


O desenhista e gravador Marcello Grassmann, um dos destaques da 4ª Bienal de Gravura de Santo André, ministra a palestra A Construção de uma Obra neste sábado, às 14h30, no Salão de Exposições do Paço Municipal.

Hoje com 92 anos, Grassmann especializou-se em xilogravura (arte de gravar em relevo sobre madeira), gravura em metal e litografia. Autodidata, o gravador, natural de São Simão, interior do Estado, passou temporadas de aperfeiçoamento no Rio e na Bahia, onde trabalhou com o escultor Mário Cravo Júnior, em 1952.

No ano seguinte, partiu para Roma (Itália). Com o prêmio recebido no Salão Nacional de Arte Moderna, permaneceu quatro meses na cidade. De lá, foi para Viena (Áustria), onde cursou litografia na Academia de Artes Aplicadas.

Também nos anos 1950, foi escolhido o melhor gravador brasileiro (Bienal de São Paulo de 1955) e melhor desenhista (Bienal de 1959).

O artista participou, ainda, das Bienais de Veneza e Tóquio. Em 1960, ficou seis meses na França por meio do prêmio de desenho ganho na 1ª Bienal dos Jovens de Paris.

Na Bienal de Santo André, permanece aberta, até 8 de dezembro, a Sala Especial de Grassmann no Salão de Exposições do Paço Municipal. Além de suas obras, estão expostas suas experimentações.

Mais debate - Neste sábado ,na Casa do Olhar Luiz Sacilotto (rua Campos Sales, 414, Centro, tel.: 4992-7730), também ocorre o debate A Arte Urbana e a Gravura com o artista plástico Flávio Samelo e o grafiteiro Apo Fousek. A programação da Bienal vai até 25 de novembro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;