Setecidades Titulo Saúde
Nardini conclui reforma de ala psiquiátrica

Número de leitos voltados para tratamento de transtornos foi ampliado para 20 unidades

Nelson Donato
Especial para o Diário
26/01/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Marina Brandão/DGABC


Após reforma, a área de Saúde mental do Hospital Nardini, em Mauá, foi reinaugurada na última semana. Além de melhorias estruturais, o espaço agora proporciona atendimento humanizado.

Uma das principais novidades foi o aumento no número de leitos. A capacidade agora comporta a internação de 20 pacientes, dez homens e dez mulheres. O local ainda conta com sala de convivência, que tem como objetivo a reinserção social, além de sala de terapias ocupacionais, onde são desenvolvidas atividades diárias.

Para o coordenador médico da psiquiatria do hospital, Adiel Carneiro Rios, o tratamento dos pacientes terá muitos ganhos. “Agora temos um olhar ampliado sobre os transtornos mentais. Podemos aparar todas as arestas no tratamento dessas pessoas, desde questões familiares até outros problemas de saúde que possam apresentar.”

Rios explica que um dos principais objetivos é conceder aos paciente mais autonomia para a realização de tarefas diárias. “Nós os estimulamos a executar pequenas tarefas como escovar os dentes, pentear os cabelos e, de acordo com a evolução, aumentamos os estímulos”. O psiquiatra detalha que muitos dos internos estão ali por conta de dependência química. “Por causa do uso de drogas, alguns têm surtos psicóticos. Aqui recebemos pessoas com quadro agudo, muitas delas tentaram suicídio ou sofrem de transtorno bipolar, por isso, nosso tratamento precisa ser individualizado.”

A chefe da equipe de enfermagem do setor, Lidiane da Costa Santos, exalta as melhorias conquistadas com a reforma. “Antes ficávamos mais isolados e os procedimentos eram focados na área de Saúde mental. Hoje há integração muito maior com os outros setores, o serviço é mais completo e, com a unificação das alas masculina e feminina, o espaço foi ampliado. As terapias ficam todas no nosso andar e, com isso, temos muitos ganhos. Os pacientes estão mais próximos e percebemos uma melhora mais rápida de seus quadros.” 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;