Palavra do Leitor Titulo
Mulheres: muito ainda a conquistar

Neste mês de março, quando se comemora o Dia Internacional da Mulher...

Dgabc
11/03/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


Neste mês de março, quando se comemora o Dia Internacional da Mulher, dia 8, é importante lembrar o quanto avançou nos últimos anos a luta pela igualdade entre os gêneros no Brasil. Com grande presença nos mais variados setores da economia, o diferencial delas tem sido não apenas a sensibilidade aguçada, mas também, como mostram pesquisas, melhor formação. Mesmo tendo mulher presidente do Brasil, vários fatores indicam o quanto temos ainda que avançar. Cumprindo dupla jornada - em casa e no trabalho -, as mulheres continuam ganhando menos do que os homens para a mesma função.

Mais grave, como demonstra relatório divulgado pela União Interparlamentar, organização internacional que congrega parlamentos, o número de mulheres nos congressos avançou apenas meio ponto em 2011 no mundo, chegando em 19,5%. Em São Bernardo, adotamos diversas medidas para reverter essa situação, também presente no Brasil. Uma delas foi nomear para algumas das Pastas de maior responsabilidade mulheres como secretárias. Além de sua competência individual, não é desprezível o efeito positivo na juventude de ver mulheres em cargos de comando.

Em outra frente, criei a Gerência de Políticas para Mulheres e Questões de Gênero, que elabora e coordena ações intersecretariais sempre com o objetivo de promover a condição feminina e combater a discriminação. Um dos resultados práticos dessa iniciativa foi o Programa Mulheres Construindo Autonomia, que as capacitou em área tradicionalmente dominada pelos homens, a construção civil. Hoje, das mais de 160 pessoas que se formaram, 20 trabalham em obras da Prefeitura, como o Centro Educacional Unificado Regina Rocco Casa.

Também inauguramos o Centro de Referência e Apoio à Mulher, que oferece orientação jurídica, abrigamento e apoio às mulheres vítimas de violência. Na área da Saúde, lançamos na cidade, em parceria com o governo federal, a Rede Cegonha, voltada a gestantes e bebês de até 2 anos. A ação vai garantir que o parto e a assistência pós-parto das mamães sejam realizados de forma humanizada e com segurança.

Essas e muitas outras ações que estamos realizando em São Bernardo não têm, como gostaríamos, efeito imediato. Trata-se, na verdade, de combater cultura machista que ainda persiste na sociedade brasileira, coisa que leva tempo. Mas, se o que se quer é fortalecer a democracia, é um trabalho que não pode esperar.

Luiz Marinho é prefeito de São Bernardo.

PALAVRA DO LEITOR

Santo André

Dia 7 fiz pedido de cartão de idoso para estacionamento nas ruas de Santo André. Deram 30 dias para a entrega do mesmo e um protocolo para colocar no para-brisa. Achei que não pagaria nada nessas vagas. Engano meu! Nas ruas de Santo André temos uma ou duas vagas apenas. Qual a vantagem dessas vagas? Para pagar nós colocamos em qualquer lugar, a dor de cabeça é menor. Às vezes nem achamos as tais vagas. Em São Caetano, São Bernardo e Mauá o estacionamento para esse pessoal é gratuito. Deveríamos ter muito mais dessas vagas para idoso e deficiente. Por favor, nos respeitem!

Antônio Carlos de Souza

Santo André

Resposta

Em relação à carta do leitor Aloísio Costa Santana (Paranapiacaba, dia 3), a Secretaria de Gestão de Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense informa que numa parceria entre a Prefeitura de Santo André e a empresa MRS Logística, iniciou-se nesta semana a obra de restauro da passarela que liga a Parte Alta e a Parte Baixa da Vila de Paranapiacaba. Estão previstas a substituição de peças comprometidas pela ferrugem, a troca do piso e o reforço na estrutura centenária da passarela, além de nova pintura.

Prefeitura de Santo André

Greve

Herança maldita de um sindicalismo perverso, que por 30 anos desmantelou e vandalizou as empresas. Agora uma categoria revoltada por atitude equivocada do prefeito de São Paulo resolveu punir toda uma população com a paralisação na entrega de combustíveis. E os atuais moradores dos poderes em Brasília e do palácio, presos a este sindicalismo que agora está em poder da Nação, assistiu a mais essa afronta contra a sociedade provedora destes mandatários, e sofredora pelos malfeitos de políticos equivocados. Nada disseram, não se indignaram, nada farão e, assim, continuamos assistindo essa falta de cidadania dos mandatários do poder.

Antônio Carlos Guertas

São Bernardo

CPI do concreto

A falta de comprometimento dos vereadores com Mauá e acordo com seus pares levam a cidade ao caos. A CPI será aberta em outubro... nas urnas. Espero que os eleitores façam a faxina geral.

Antônio Marcos Costa

Mauá

Parque Celso Daniel

Gostaria de saber do prefeito de Santo André, Aidan Ravin, o porquê de as obras do Parque Celso Daniel estarem paradas há meses.

Armando Piva

Santo André

Deu as costas

O prefeito Aidan Ravin, de Santo André, após ser eleito abandonou amigos e correligionários para ter em seus quadros aproveitadores, amigos de última hora, forasteiros e pessoas sem compromisso com a cidade. Agora nem santinho ajuda, pois aquele que abandona os amigos não tem o respeito nem dos inimigos.

Italo Leal

Santo André

Bombeiros

O poder público de Mauá deveria ter muito mais respeito e consideração pela sua população e pelo tenente-coronel Roberto Rensi e seus comandados. Quando se faz necessário, esses anjos/heróis/guerreiros estão sempre prontos para atender ao nosso pedido de ajuda, e até arriscando as suas próprias vidas em defesa de todos nós.

Antonia Liberalino Bitú 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;