Tecnologia Titulo
Covid-19: mapa interativo mostra número de contaminados em cada rua de São Paulo
Bianca Bellucci
Do 33Giga
10/06/2020 | 10:18
Compartilhar notícia


O Laboratório Espaço Público e Direito à Cidade (LabCidade), da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (USP), criou um mapa interativo que permite descobrir o número de casos confirmados e mortes por covid-19 em cada rua da cidade e região metropolitana de São Paulo. Além de matar a curiosidade dos moradores, o projeto visa ajudar as autoridades a criar estratégias adequadas às particularidades de um local.

Leia mais:
Inumeráveis: site conta histórias de brasileiros mortos pela covid-19
Saúde sem sair de casa: a telemedicina em tempos de covid-19
Com ajuda de inteligência artificial, estudo prevê fim da pandemia para dezembro

Para o usar o mapa é simples. Basta acessá-lo por este link. Nele, é possível ver um panorama geral da região – um tanto assustador, com vários pontinhos. Você pode procurar sua rua ou seu bairro pela lupa, que se encontra no pé da página. Cada endereço está marcado por uma linha colorida: quanto mais escura, mais perigosa. O site informa número de casos e mortes no local.

O mapa interativo da USP foi feito com base em dados fornecidos pelo Datasus, o departamento de informática do Sistema Único de Saúde (SUS). A plataforma registra casos de pessoas hospitalizadas com o novo coronavírus ou com síndrome respiratória aguda grave. Cada ficha de paciente também informa o CEP – daí vem a possibilidade de mapear as regiões.

Vale destacar, porém, que o mapa não mostra a totalidade de casos. Isso porque nem todos os atendimentos são registrados, já que muitos não apresentam a necessidade de internação. E mais: nem todas as fichas têm o CEP cadastrado.

Outro problema que impede o mapa de ser mais eficaz está no fato que, desde 1º de junho, o Datasus deixou de informar o endereço de pacientes e óbitos. Sem tal divulgação, a equipe da USP está procurando alternativas para continuar alimentando a plataformas. Num primeiro momento, a ideia é cruzar os dados com ajuda do Instituto Pólis.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

Está cumprindo o distanciamento social? Aproveite para participar de alguma experiência online oferecida pelo Airbnb. Conheça 30 opções interessantes:




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;