Esportes Titulo Mais moderna
Ginástica de São Caetano aguarda inauguração de CT

Atletas, técnicos e funcionários agilizam desmonte da Agith para levar material a novo centro de excelência

Dérek Bittencourt
Diário do Grande ABC
21/05/2022 | 08:22
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


A ginástica artística e rítmica de São Caetano conta os dias para ter, enfim, sua nova, moderna e grandiosa casa. Isso porque no dia 9, seis anos após o previsto inicialmente, será inaugurado o Centro de Excelência de Ginástica, na Avenida Presidente Kennedy, no bairro Santa Maria. A obra foi entregue pelo departamento de infraestrutura de esporte da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania e há alguns dias todo o pessoal da modalidade são-caetanense (entre treinadores, atletas, estafe e demais funcionários) está empenhado na transferência dos equipamentos para o novo espaço, que teve custo total de R$ 8,53 milhões, sendo R$ 7,26 milhões de repasse do governo federal e o restante pago pela Prefeitura, que estima que pelo menos 1.000 atletas – entre profissionais e os munícipes inscritos no PEC (Programa Esportivo Comunitário) – possam utilizar o local.


Casa do campeão olímpico das argolas Arthur Zanetti (Londres-2012) e seu técnico, Marcos Goto, a Agith (Associação de Ginástica di Thiene), fundada em 1993 e que funcionava em espaço a seis quarteirões da nova estrutura, está praticamente toda desmontada. Aparelhos, academia, espumas, colchões, tablados e demais equipamentos estão em trânsito para o centro de excelência desde sábado, quando começou a ser desmontada.


“A transferência está sendo feita. Começamos o transporte dos aparelhos mais pesados. O tablado já está no centro novo. E solicitamos à Confederação (Brasileira de Ginástica) a cessão de alguns materiais para termos mais alguma coisa, porque o espaço é grande e comporta. Vamos ver se colaboram conosco”, explicou o secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Mauro Chekin, que não deu data certa para a finalização da preparação do centro de excelência. “Virá pessoal especializado para montar no CT novo. É a montagem de um ginásio novo, o que é trabalhoso e de uma logística muito grande”, justificou. A certeza é a de que a inauguração será no dia 9.


Em razão de sua estrutura grandiosa, a ideia é a de que o novo centro de excelência seja utilizado inclusive pelos atletas que representam o País em competições como os Jogos Olímpicos, Pan-Americanos, Mundiais e outros. “Com certeza vai ser um centro de ginástica não só para a cidade de São Caetano, mas para a Seleção, já que essa estrutura será utilizada para treinos e campings de nossos principais atletas”, ressaltou a presidente da CBG (Confederação Brasileira de Ginástica), Luciene Resende, que vê no local potencial para que sejam descobertas e lapidadas joias para a ginástica brasileira. “Com esse centro certamente vamos revelar novos atletas e fazer com que mais crianças tenham acesso ao esporte, que é uma grande e poderosa ferramenta de inclusão social”, complementou.


De acordo com Marcelo Magalhães, secretário especial do Esporte, a entrega da estrutura deve ser festejada após todo o tempo que a obra levou desde que foi prometida justamente a Arthur Zanetti, em 2013, um ano após o ginasta são-caetanense conquistar o ouro em Londres – entretanto, o lançamento da pedra fundamental foi somente em 2015, com previsão inicial de que a obra ficasse pronta em 2016, prazo não cumprido. “Estamos muito felizes com a notícia de que as obras do centro de excelência foram concluídas, porque sabemos que se trata de uma longa espera da comunidade da ginástica por esse equipamento. Foram mais de seis anos desde a licitação”, apontou. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;