Memória Titulo Memória
Uma festa centenária em Santo André

Há um século, nesta data, o então Distrito de Santo André vivia um domingo de festa...

Ademir Medici
21/02/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


Há um século, nesta data, o então Distrito de Santo André vivia um domingo de festa, com uma nova inauguração do campo do Brasil Futebol Clube, em terreno da Rua Campos Sales cedido pelo Dr. Flaquer.

Lembrando: o Brasil de Santo André foi fundado em julho de 1914 e a inauguração primeira do seu campo ocorreu em 3-1-1915, com jogos entre o Brasil e a AA São Bernardo.

Agora, uma nova festa, com corridas de velocidade e resistência, dois jogos de futebol, apresentação da banda do Tiro de Guerra local (número 34) e distribuição de um fino e sortido lanche, conforme escreveu o correspondente do jornal O Estado de S. Paulo, que grafou a palavra ‘lunch’.

Houve o batismo do campo. Foram padrinhos: coronel Augusto Gomes Pinto, presidente da Câmara de São Bernardo; e professor José Augusto Leite Franco, diretor do grupo escolar.

Aconteceu em 21 de fevereiro de 1915...

- O campo: construído ao lado de um bosque, em terreno cedido pelo Dr. Flaquer.

- Equipamentos: campo de 100 metros por 50 de largura, com arquibancada, restaurante, espaço para banho e vestiário.

- Amistosos disputados em 21-2-1915: Brasil 3, Cantareira 0. Na preliminar, 5 a 1 para o Brasil.

- Time principal: Neno, Tonico e Flaquer, Nelson, Lagreca e Ferreira, Camilo, Gallo, Zecchi, Casca e Mario

- Segundo time: Angelo, Vicentinho e Gregório, Arruda, João e Barros, Manuel, Paschoal, Artur, Paulo e Jorge.

- As corridas: entre os meninos, vitórias de Joaquim e Amalio Guazzelli; entre os adultos, vitórias de Paulo Garcia, Januário Sitrangulo e Silvio Cardoso Franco.

Fonte: O Estado de S. Paulo, 24-2-1915.

A ASSOCIAÇÃO

Aniversariantes da primeira quinzena de fevereiro dos núcleos de convivência da terceira idade da Associação dos Funcionários Públicos de São Bernardo:

Do Núcleo Nova Era: Ivone Gasparini Daré, dia 4, e Ilia Ferri Cardoso, dia 9.

Do Núcleo Girassol: Regina Prado Abreu, dia 11.

Do Núcleo Nova Vida: Josefa Targino Silva, dia 10; Marlene Cavalcante de Rossi, dia 13.

Do Núcleo Alegria: Vera Pompermayer, dia 2; Rosalina Comodoro, Meire Aparecida Aragão e Agueda Maria Pachioni, dia 5.

História de vida

Texto: Josefa Targino Silva

Nasci em Pernambuco, filha caçula entre 13 irmãos. Estudei em colégio interno (Colégio São José) dos 17 aos 21 anos, trabalhando em troca de estudos e para ajudar financeiramente em casa.

Aos 25 anos vim para São Paulo com meus pais e irmãos em busca de um trabalho e uma vida melhor. Conheci meu marido, Nelson, e me casei, em 1962. Mesmo depois de casada, sempre trabalhei arduamente como costureira, para ajudar na criação dos meus três filhos, Neilson, Nilson e Beth.

Em 1984 fiquei viúva, e no mesmo ano nasceu minha primeira neta, Rani, que hoje tem 30 anos. Ao todo tenho sete netos, meus três filhos estão encaminhados, cada um seguindo sua vida à sua maneira e sempre estamos juntos.

Mesmo com todas as dificuldades tive a felicidade de contar com a companhia da minha irmã Maria, que sempre esteve presente em minha vida, dividindo comigo os momentos de alegrias e tristezas. Infelizmente ela partiu há quatro anos. Desde então, entrei para a Terceira Idade da Associação, que tem me feito muito bem. Tive a oportunidade de conhecer ótimas pessoas e lugares e sou muito feliz aqui.

Santos do dia

- São Pedro Damião. Sacerdote. Esteve ao lado de seis papas, como viajante da paz, e em particular colaborou com o cardeal Hildebrando, o grande reformador que se tornou o papa Gregório VII.

- Sérvulo

- Fortunato

Diário há 30 anos

Quinta-feira, 21 de fevereiro de 1985 – ano 27, nº 5755

Manchete – Transferidas aos bancos as contas do Sulbrasileiro

Diadema – Justiça fecha funerária. Inaugurada em 9 de fevereiro, permaneceu aberta durante 11 dias. Empresa funerária Antonio Gabriel alega que tem exclusividade para explorar o ramo até 1990. Prefeitura vai recorrer.

Igreja – Dom Claudio Hummes lança a Campanha da Fraternidade. “Todos nós sabemos que hoje milhões de brasileiros, irmãos nossos, são torturados pela fome diária”, disse o bispo diocesano do Grande ABC em missa na Catedral do Carmo.

Em 21 de fevereiro...

1795 – Francisco Manoel da Silva nasce no Rio de Janeiro. É o autor do Hino Nacional Brasileiro.

1915 – A guerra. Do noticiário do Estadão: ‘A ação a Leste de Ypres e a Norte de Arras’.

1920 – Constituída a nova diretoria do Primeiro de Maio FC, de Santo André. Nelson Cardoso Franco reeleito presidente.

Nas Ondas do Rádio

Viagem no tempo, com Marcelo Lopes Duarte. Vinte e quatro horas por dia na internet: www.viagemnotempo.net . Aos sábados e domingos, o melhor do flash-back, com canções populares brasileiras e internacionais; de segunda-feira a sexta-feira, o melhor da música instrumental. E mais: fotografias e ‘notícias no tempo’.

Estadão AM (700) e FM (92,9) – Estadão Acervo – Apresentação: Geraldo Nunes. O comércio em São Paulo no início do século 20, segundo a professora da USP Marisa Midori Deactu; como eram as feiras livres em São Paulo na década de 1950, segundo um antigo feirante, Hélio Sécio; Marcelo Di Giacomo, colecionador de discos, apresenta de sua coleção curiosidades musicais nas vozes de Bibi Ferreira, Jô Soares e Roberto Carlos; trechos do jogo Santos 5, Benfica 2, que deu ao Peixe o título de campeão mundial interclubes, em 1962; gravação com o bicampeonato mundial de basquetebol masculino obtido pelo Brasil em 1963; uma homenagem à Escola de Samba Vai-Vai, campeã do Carnaval 2015 em São Paulo. Apresentação: Geraldo Nunes. Hoje, às 6h e 14h; amanhã, às 7h.

Rádio ABC (1570) – Causas Nobres. Ao vivo, no estúdio, Vladimir Lopes, diretor do Lar Escola Emmanuel, de São Bernardo. Produção e apresentação: Antonio Dalto. Hoje, ao meio-dia.

Bandeirantes AM (840) E FM (90,9) – Memória. Em homenagem ao título paulistano da Vai-Vai, a história da cantora Elis Regina (primeiro de uma série de quatro programas). Produção e apresentação: Milton Parron. Hoje, às 23h, com reprise amanhã às 5h. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;