Setecidades Titulo
Mochila pode ser inimiga da coluna
Michelly Cyrillo
Do Diário do Grande ABC
13/09/2010 | 08:58
Compartilhar notícia


Livros, cadernos, pastas, dicionários e estojos recheados são itens comuns carregados diariamente por jovens e crianças em suas mochilas. A sobrecarga prejudica a coluna, por isso especialistas alertam sobre o problema e passam dicas para evitar dores nas costas.

"Os pais devem ficar atentos o ano inteiro e não apenas no retorno das aulas. Muitas vezes é carregado material a mais. O estojo, por exemplo, é um grande vilão, principalmente para as meninas que levam diversos jogos de canetas e canetinhas, deixando a bolsa ainda mais pesada", disse o ortopedista Edson Noboru Fujiki.

O representante comercial José Duran, 46 anos, pai de Helen Rodrigues Duran, 8 anos, afirmou que todos os dias chama a atenção da menina sobre o peso da mochila. "Eu olho para ver se tem algo a mais, e mesmo assim fica pesado. Ela diz que é tudo necessário. A mochila tem mais de 5 kg, acho um absurdo."

A pequena Helen disse que todos os alunos levam os mesmo materiais. "Cada dia temos uma grade de matérias diferentes. Mas no geral, trago três livros e três cadernos, além do dicionário, pastas e o estojo. Nele preciso trazer canetinhas, lápis de cor, além das canetas coloridas para escrever, cola, tesoura. Aí fica pesado mesmo", explicou a menina.

O ortopedista esclareceu que o excesso de peso pode trazer problemas na coluna, como a escoliose. "Esse desvio pode ocorrer durante a fase de desenvolvimento da coluna, que vai desde a infância até a adolescência. Com essa sobrecarga ainda há o risco de a criança ficar corcunda. Cada uma tem o seu limite para carregar peso, mas no geral o ideal é não ultrapassar 10% do seu peso corporal", ressaltou o médico.

O especialista deu dicas para os pais ficarem de olho na coluna dos filhos. "Um teste fácil e que pode ser feito em casa é pedir para a criança inclinar-se para frente e o pai verificar se o arco da coluna está normal." Outra dica dada pelo ortopedista é olhar se os ombros, mamilos e tórax estão alinhados. Caso não estejam, é sinal de que está havendo o desequilíbrio e, por isso, é preciso procurar um especialista para avaliar o problema.

Francisco Carlos Ferreira, pai de Rafaela Cassia Ferreira, 9 anos, contou que a menina sente dores nas costas. "Ela faz acompanhamento com o médico e também pratica natação. Um dos motivos das dores nas costas é o peso da mochila, cerca de 5kg."

Para evitar os problemas de coluna, Fujiki passou algumas orientações (veja no quadro). "O melhor é a criança levar o mínimo de material possível e, de preferência, no carrinho, desde que esteja regulado corretamente à altura."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;