Setecidades Titulo Santo André
Inocente morre após ser confundido com ladrão

José Erlaino Alves, 36 anos, foi baleado por policial militar na manhã de ontem em Sto.

Yara Ferraz
do Diário do Grande ABC
14/01/2016 | 07:07
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


Atualizada às 11h

Todos os dias, por volta das 5h30, o auxiliar de almoxarifado José Erlaino Freires Alves, 36 anos, saia de sua casa na Rua Casper Líbero, no Jardim das Maravilhas, em Santo André, em direção a posto de gasolina localizado na Avenida Sapobemba, local onde pegava carona até a fábrica onde trabalhava, em Diadema. Porém, ontem, o percurso foi interrompido por disparos que partiram da arma de um policial militar. O também jogador de futebol da várzea andreense foi atingido e perdeu a vida após ter sido confundido com assaltante que estava sendo perseguido pela Policia Militar.

A confusão começou quando a polícia recebeu a denúncia de que dois homens praticavam assaltos pela área em uma motocicleta. Quando os policiais do 10º Batalhão (Campestre) avistaram a dupla, na Avenida Sapobemba, houve troca de tiros e um dos suspeitos – Vitor Hugo Carvalho Silva Dias – morreu no local. No entanto, o outro conseguiu fugir. Na tentativa de captura, um dos PMs acabou confundindo o assaltante com Alves.

Eduardo Pontes de Lima, policial que efetuou os disparos, foi preso em flagrante e o caso foi registrado como homicídio consumado, tentativa de homicídio e legitima defesa.

A família de Alves, conhecido como Toni, está inconformada. “O meu filho era maravilhoso, homem de bem, meu orgulho. Era querido por todos. Não vou descansar até que haja punição”, disse, entre lágrimas, a mãe, Neli Freire Silva Afonso, 56 anos.

Os familiares da vítima chegaram a ir até a cena do crime e se revoltaram quando receberam a informação de que ele seria assaltante. “Fiquei sabendo que atiraram mesmo ele colocando as mãos para cima e dizendo que ia trabalhar. Como alguém pode fazer isso?”, questionou aos prantos a mulher, Vanessa Cavalcanti de Assunção Alves, 34.

Vanessa, que está desempregada, se preocupa com o futuro dos quatro filhos. “Meus filhos não param de chorar. Ele era um paizão. Não podia chegar em casa que as crianças grudavam nele. A menina, que tem pouco mais de 1 ano, aprendeu a falar ‘papai’ primeiro. Pelo menos conseguimos dar alegria para ele”, disse. A família paga aluguel e planejava comprar casa própria neste ano.

Além de pai de quatro filhos e marido dedicado, Toni era conhecido pelo seu bom desempenho como jogador de futebol. Ele completaria dez anos como atacante do União Vila Sá em abril. “Sem dúvida, o Toni era o jogador mais importante do nosso time. Querido por todos, desde os adversários até os juízes. Tínhamos preparado camiseta especial em comemoração”, disse o presidente do clube, Everton Felipe Batista.

Tássio Lopes Ferreira, técnico do time sub-20 do EC Santo André, também lamentou. “Eu o conhecia desde 2009. Ele sempre estava no campo, junto dos seus filhos mais velhos. Era muito amado.”

Ontem, a Secretaria de Segurança Pública limitou-se a informar que o fato está sendo acompanhado pela Corregedoria da Polícia Militar. Na manhã desta quinta-feira, contudo, enviou nota em que afirma que o PM efetuou disparos contra o assaltante Dias que atingiram Alves. Segundo a SSP, “o Setor de Homicídios de Santo André analisou as imagens de câmeras de segurança do entorno, que mostram que o morador estava seguindo pela mesma calçada em que um dos criminosos foge, no sentido contrário. O PM alega que não viu a vítima no momento que efetuava os disparos. Para apurar melhor os fatos, o PM foi preso em flagrante e levado ao presídio Romão Gomes”. O caso será investigado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;