Cultura & Lazer Titulo
Polícia romena detém criador de versão do vírus MSBlast
Do Diário OnLine
04/09/2003 | 14:10
Compartilhar notícia


A polícia da Romênia confirmou a prisão de um segundo suspeito no caso do vírus MSBlast, que invadiu a internet no mês passado. Apesar das autoridades não divulgarem o nome do suspeito, uma empresa de segurança em computação disse que ele tem 24 anos e se chama Dan Dumitru Ciobanu. Ele é acusado de ter participado na disseminação da praga, segundo a BBC.

Acredita-se que Ciobanu tenha sido responsável pela criação da versão F do vírus. A versão teria atacado somente a Universidade Técnica de Iasi, no nordeste da Romênia, e o texto dentro do vírus atacava um professor e pedia que ele se aposentasse.

Dentro do vírus, estava o apelido on-line de Ciobanu, 'Enbiei', o que facilitou a chegada da polícia até ele.

Acredita-se que essa versão do vírus não saiu da Romênia. O MSBlast original infectou mais de 300 mil sistemas no mundo em meados de agosto.

Na semana passada, outro programador foi preso por criar e liberar na internet outra versão do MSBlast. Jeffrey Lee Parson é acusado de estar por trás da versão "B" do MSBlast, que infectou algumas milhares de computadores.

As autoridades chegaram a Parson porque ele também deixou seu apelido on-line em sua versão do vírus. Se condenado poderá passar até dez anos na prisão e ser multado em US$ 250 mil (pouco menos de R$ 750 mil). Apesar das duas prisões, o criador do vírus original ainda não foi encontrado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;