Cultura & Lazer Titulo
Malu Mader está de volta à novela em 'Celebridades'
André Bernardo
Da TV Press
04/09/2003 | 20:06
Compartilhar notícia


A própria Malu Mader não sabe explicar direito porque ficou tanto tempo sem fazer novelas. Longe dos folhetins desde 1999, quando interpretou a cortesã Esther de A Força de Um Desejo (Globo), a atriz só sabe dizer que seu exílio voluntário se deve a um “cansaço natural”. Afinal, ela faz novela desde que estreou na Globo, aos 16 anos, em Eu Prometo, a última de Janete Clair. Como Celebridade, a nova novela de Gilberto Braga, foi adiada duas vezes, Malu aproveitou para fazer cinema: produziu Bellini e a Esfinge, de Roberto Santucci, baseado no livro do marido, Toni Belotto, e atuou em Sexo, Amor e Traição, de Jorge Fernando. “Eu me sinto na obrigação de só trabalhar por paixão. Não dá para fazer no piloto automático ou coisa parecida. Tem de ter paixão”, afirma.

Mesmo com toda a paixão, Malu sentiu um “friozinho na barriga” ao ser convidada por Gilberto. Diz ter pensado: “Meu Deus, como vai ser essa volta? Já faz tanto tempo”. Mas logo a inquietude passou ao receber os 12 primeiros capítulos da novela. Ela garante que, há muito, não ficava tão empolgada ao ler uma história como a de Maria Clara, uma bem-sucedida empresária do meio artístico que, logo no começo da trama, sofre um seqüestro e fica paranóica com a fama.

Para evitar o desgaste ao fazer novela, que considera quase inevitável, Malu se cerca de alguns cuidados. Um deles diz respeito a quem está por trás da produção. Se for Gilberto Braga, ótimo. Afinal, ele assinou duas novelas e três minisséries das muitas que Malu Mader já fez. “Temos plena confiança um no outro”, afirma. O outro cuidado está relacionado com quem Malu trabalhará nos próximos oito ou nove meses de sua vida. Se for numa roda de amigos, como Cláudia Abreu, Júlia Lemmertz e Isabela Garcia, por exemplo, melhor ainda. E explica o porquê. “É claro que eu quero que a novela faça sucesso. Mas algumas das que mais gostei de fazer, como O Mapa da Mina e Força de Um Desejo, nem fizeram tanto sucesso assim. O que me interessa, na verdade, é ir feliz para o trabalho”, diz.

Mas, no caso específico de Celebridade, Malu admite que gostou, e muito, do mote da história. Primeiro, porque tanto atriz quanto personagem são figuras públicas que vivem às voltas com a tão propalada superexposição na mídia. “Hoje em dia, ninguém precisa ter feito algo de valor ou importante para se tornar conhecido e assediado”, afirma. E segundo porque, a exemplo de Malu, Maria Clara também possui forte ligação com a música. Não por acaso, a personagem trará ao Brasil diversos astros da música pop internacional, como Alanis Morrissette, Simply Red e, quem sabe, Paul McCartney. “Recentemente, tive o privilégio de assistir a um show dele em Paris. Logo no primeiro acorde, caí no choro. Eu, o Toni e o estádio inteiro”, diz.

Embora já esteja mais do que acostumada ao assédio do público, Malu se mostra reservada. “Com o passar do tempo, você passa a querer ficar mais na sua, reclusa, curtindo a família”, afirma. Por essas e outras, ela evita usar um vestido muito ousado quando lembra que ele pode chamar mais a atenção do que gostaria. A certos lugares, acrescenta, também evita ir. Shopping center no sábado à tarde, por exemplo, nem pensar. “Sempre encarei a fama com tranqüilidade. Mesmo porque eu sonhava em ser atriz e não em ficar famosa”, diz.

Nos próximos meses, Malu terá pouco tempo mesmo para ir a algum lugar que não seja o Projac, o complexo de estúdios da Globo. A única exceção deve ser o sítio da família em Penedo, na região serrana do Rio. Ela já avisou aos filhos João e Antônio, de oito e seis anos, de um eventual sumiço da mãe. “Mas acho até que eles vão agradecer a Deus por se verem livres de mim por um tempo”, brinca.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;