Setecidades Titulo Universidade Aberta
USCS promove evento que debate a intolerância
Nelson Donato
Especial para o Diário
13/09/2016 | 07:07
Compartilhar notícia
Marina Brandão/DGABC


 Apesar de o Brasil ser um País conhecido pela miscigenação, o preconceito ainda é uma barreira a ser derrubada pela sociedade. Com objetivo de discutir a intolerância entre as relações humanas, a USCS (Universidade Municipal de São Caetano) promove, até o dia 17 de setembro, a 11ª edição do Universidade Aberta, evento no qual a instituição recebe a população e realiza atividades como debates, oficinas e palestras acerca do tema Intolerância-Somos Por Natureza Seres Sociais?

Na manhã de ontem, os visitantes tiveram a oportunidade de acompanhar a palestra do jornalista Paulo Ricardo Matrone, que abordou principalmente o preconceito no ambiente virtual. Para chamar a atenção dos presentes, o palestrante fez perguntas provocativas aos jovens espectadores, além de citar exemplos de intolerância ocorridos nas mídias sociais

Em muitos casos o preconceito chega a ser confundido com brincadeira, como ocorreu durante a apresentação de Matrone. “Por conta da minha barba, assim que entrei na sala da palestra disseram para tomar cuidado com o terrorista. É este tipo de situação que devemos evitar. A liberdade de expressão foi conseguida com muito esforço, mas não podemos confundi-la com o crime de incitação.”

Outra atração do evento são murais, que ficam expostos até o último dia do evento, e que retratam o drama sofrido por mulheres e minorias. No espaço, atores ficam posicionados próximos a cada uma das estruturas e interpretam o quanto o sofrimento pode ser prejudicial. Cada história estimula a reflexão dos visitantes.

A estudante Mileny Vitoria Cândido Leme, 14 anos, revela que mudou seu jeito de pensar após participar do evento. “Acho que a principal lição que tirei daqui é o espelho, ou o modo como me vejo. Sou atriz e gosto muito de ver a arte ser utilizada para falar sobre temas relevantes para a sociedade. Ouvir histórias reais, principalmente sobre o sofrimento diário de algumas mulheres, me fez pensar bastante”, conta.

Também na manhã de ontem, os alunos da EE Therezinha Sartori, de Mauá, participaram da oficina ministrada pelo repórter-fotográfico do Diário Nário Barbosa. Ele mostrou para os participantes como interferir em imagens.

“Hoje em dia não existem analfabetos de imagem. A maioria das pessoas tem uma câmera em mãos, seja um equipamento mais sofisticado ou em seu celular. Mas o que vemos hoje é muita interferência feita de modo digital. Por isso quis mostrar para os estudantes como é realizar este trabalho de modo manual”, destaca o profissional.

As atividades do Universidade Aberta continuam ao longo desta semana. Hoje, a programação vai das 9h às 21h. Os visitantes terão a oportunidade de acompanhar as palestras A Psicologia e o Menor Infrator, no campus Centro, (Rua Santo Antonio, 50) e Juventude, Participação e Cidadania no campus Barcelona (Avenida Goiás, 3.400,) a partir das 9h. Para conferir a programação completa acesse uscs.edu.br/sites/ua/programacao-geral.html.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;